Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, e provocou um tsunami na manhã desta quarta-feira (30). As primeiras ondas chegaram também à costa dos Estados Unidos, atingindo os litorais de Washington, Oregon e Califórnia, além do Japão.
Diversos alertas de risco de tsunami foram emitidos. Em Maui, no Havaí, voos foram cancelados e todas as atividades comerciais foram suspensas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram fortes ondas atingindo a cidade de Hitachinaka, no nordeste de Tóquio.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami para as costas leste de Hokkaido e Honshu, além da costa noroeste de Hokkaido e o sul do país. No Japão, 1,9 milhões de pessoas foram instruídas a evacuar e uma onda de tsunami de 1,3 m atingiu a prefeitura de Iwate, no norte, de acordo com a agência meteorológica do país.
Um passageiro de cruzeiro britânico que visitava a Ilha Grande do Havaí disse à BBC que “todos estavam correndo” de volta para o navio quando as sirenes começaram a soar.
Terremoto provoca tsunami na Rússia, Japão e Havaí; países estão em alerta
— Itatiaia (@itatiaia) July 30, 2025
Clique e leia mais 👇
Reprodução | @asinohala via Storyful pic.twitter.com/IeKBYUacAk
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto na Península de Kamtchatka é o mais intenso desde o abalo de magnitude 9,0 que atingiu Tohoku, no Japão, em 2011. O evento também está entre os dez maiores terremotos registrados desde 1900.
Antes do tremor principal, de magnitude 8,8, foram registrados cerca de 50 abalos sísmicos com magnitude superior a 5,0. O epicentro foi localizado a uma profundidade de 19,3 quilômetros.
Ondas de até 4 metros já foram registradas em algumas regiões, e parte da população foi retirada de áreas de risco como medida preventiva.
Entenda o que aconteceu até agora:
- Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o leste da Rússia - cerca de 126 km de Petropavlovsk-Kamchatsky.
- O tremor - que teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA - é um dos terremotos mais fortes já registrados.
- Não há relatos de feridos ou mortos.
- Há diversas fotos de cidades e áreas ao redor da costa leste da Rússia com diversos prédios destruídos, portos submersos e pessoas sendo evacuadas.
- Os estados do oeste dos EUA - incluindo Washington, Oregon e Alasca - assim como a Colúmbia Britânica do Canadá, estão em alerta com ondas que devem atingir nas próximas horas; alertas de vários níveis também foram emitidos para Equador, Indonésia, Peru, Colômbia e Japão.