Ouvindo...

Oprah Winfrey é acusada de impedir fuga de moradores após alerta de tsunami no Havaí; porta-voz nega

Oprah é dona de um trecho de estrada que conecta Wailea a Kula por uma rota alternativa

A apresentadora Oprah Winfrey foi duramente criticada nas redes sociais e teve seu nome entre os mais comentados da internet nesta quarta-feira (30). Ela foi acusada de atrasar a abertura de uma estrada particular na propriedade dela em Maui, no Havaí, enquanto moradores tentavam evacuar a ilha após os alertas de tsunami.

Oprah é dona de um trecho de estrada que conecta Wailea a Kula por uma rota alternativa. Moradores do local afirmam que a estrada pode aliviar o congestionamento nas rodovias costeiras. Milhares de pessoas nas redes sociais a acusavam de impedir a passagem.

Mais tarde, um porta-voz da apresentadora afirmou à imprensa local que a estrada foi aberta. “Assim que ouvimos os alertas de tsunami, contatamos as autoridades locais e a FEMA (Federal Emergency Management Agency) para garantir que a estrada fosse aberta. Quaisquer relatos em contrário são falsos”, dizia o comunicado.

“A estrada permanecerá aberta enquanto for necessário”, finalizou.

Vale lembrar que, no ano passado, durante os incêndios florestais na região, Oprah deixou a estrada aberta para ajudar na evacuação do local.

Leia também

Terremoto e alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter atingiu a Península de Kamtchatka, no Leste da Rússia, nesta quarta-feira (30), e provocou alerta de tsunami em várias áreas do Oceano Pacífico, incluindo o Havaí.

Em Maui, no Havaí, voos foram cancelados e todas as atividades comerciais foram suspensas. Sirenes foram ouvidas em Honolulu após os alertas, que já diminuíram.

Entenda o que aconteceu até agora:

  • Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o leste da Rússia - cerca de 126 km de Petropavlovsk-Kamchatsky.
  • O tremor - que teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA - é um dos terremotos mais fortes já registrados.
  • Não há relatos de feridos ou mortos.
  • Há diversas fotos de cidades e áreas ao redor da costa leste da Rússia com diversos prédios destruídos, portos submersos e pessoas sendo evacuadas.
  • Os estados do oeste dos EUA - incluindo Washington, Oregon e Alasca - assim como a Colúmbia Britânica do Canadá, estão em alerta com ondas que devem atingir nas próximas horas; alertas de vários níveis também foram emitidos para Equador, Indonésia, Peru, Colômbia e Japão.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.