Um vídeo mostra o momento em que médicos da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Rússia, operavam um paciente quando a
Nas imagens é possível ver o momento em que quatro funcionários aparecem segurando o paciente, deitado na maca onde é operado. Os tremores são tão fortes que balançam todo o local. De acordo com o ministro da Saúde da região, os profissionais continuaram a cirurgia durante os tremores.
“Apesar do perigo, os médicos mantiveram a calma e permaneceram com o paciente até o fim”, disse Melnikov. Ainda segundo ele, o paciente está fora de perigo.
Moradores evacuaram cidades no Havaí
O alerta de tsunami emitido na cidade de Honolulu, no Havaí, fez com que
As primeiras ondas chegaram também à costa dos Estados Unidos, atingindo os litorais de Washington, Oregon e Califórnia, além do Japão.
Após terremoto na Rússia, alerta de tsunami faz moradores evacuarem cidades no Havaí
Terremoto de magnitude de 8,8
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto na Península de Kamtchatka é o mais intenso desde o abalo de magnitude 9,0 que atingiu Tohoku, no Japão, em 2011.
Antes do tremor principal, de magnitude 8,8, foram registrados cerca de 50 abalos sísmicos com magnitude superior a 5,0. O epicentro foi localizado a uma profundidade de 19,3 quilômetros.
Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências mostra o tsunami que atingiu Severo-Kurilsk, na ilha de Paramushir, no norte das Ilhas Curilas da Rússia.
Ondas de até 4 metros já foram registradas em algumas regiões, e parte da população foi retirada de áreas de risco como medida preventiva.
Entenda o que aconteceu até agora:
- Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o leste da Rússia - cerca de 126 km de Petropavlovsk-Kamchatsky.
- O tremor - que teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA - é um dos terremotos mais fortes já registrados.
- Não há relatos de feridos ou mortos.
- Há diversas fotos de cidades e áreas ao redor da costa leste da Rússia com diversos prédios destruídos, portos submersos e pessoas sendo evacuadas.
- Os estados do oeste dos EUA - incluindo Washington, Oregon e Alasca - assim como a Colúmbia Britânica do Canadá, estão em alerta com ondas que devem atingir nas próximas horas; alertas de vários níveis também foram emitidos para Equador, Indonésia, Peru, Colômbia e Japão.