Ouvindo...

Charlie Kirk completaria 32 anos nesta terça e receberá medalha póstuma da Liberdade

Aniversário de Kirk será marcado com ‘Dia Nacional da Memória’, conforme resolução aprovada pela Câmara e pelo Senado

Charlie Kirk, aliado de Trump, morreu após levar tiro no pescoço nos EUA

O influenciador Charlie Kirk, morto enquanto discursava na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, completaria 32 anos nesta terça-feira (14). Importante aliado de Trump, o fundador da Turning Point USA deve receber ainda a Medalha Presidencial da Liberdade em evento nesta terça.

O feito é considerado a maior honraria civil dos Estados Unidos e, de acordo com o presidente norte-americano, Donald Trump, a homenagem marca Kirk como “um gigante de sua geração”.

A data que marca o nascimento de Kirk também será considerada o “Dia Nacional da Memória”, conforme uma resolução aprovada pela Câmara e pelo Senado dos Estados Unidos.

"É a maior honra”, disse Trump sobre o prêmio à ABC News. “E Erika, sua linda esposa, estará aqui, e muitas pessoas estarão aqui.”

De acordo com o tabloide americano USA Today, a cerimônia será realizada às 17h no horário de Brasília (16h no horário local). Em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, a Casa Branca postou uma homenagem em menção ao aniversário de Kirk. “Os melhores dias da América ainda estão por vir. Feliz aniversário, Charlie”, escreveram.

Morte de Charlie Kirk

O influenciador Charlie Kirk foi morto a tiros em 10 de setembro enquanto discursava na Universidade de Utah Valley, no Oeste dos Estados Unidos, na primeira parada de sua turnê The American Comeback.

Considerado uma figura forte na juventude de direita dos EUA, Kirk era fundador do grupo político juvenil conservador ‘Turning Point USA’. Casado e pai de duas crianças, Kirk usava redes sociais como TikTok, Instagram e YouTube para defender suas ideias.

O assassinato de Kirk foi captado por vários vídeos que foram publicados nas redes sociais. Neles, Kirk aparece falando sob uma tenda diante de milhares de pessoas, quando se ouve o som de um único disparo. Nas gravações, é possível Kirk caindo de sua cadeira. Em seguida, gritos de pânico são escutados.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas