O terremoto de magnitude 8,8 graus na Escala Richter atingiu a Península de Kamtchatka, no Leste da Rússia, nesta quarta-feira (30), é o mais forte já registrado desde 2011 e é o sexto maior desde 1900, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês).
O tremor teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o USGS, com epicentro a cerca de 136 km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, causando alerta de tsunami em vários países da costa do Oceano Pacífico, como Japão, Estados Unidos, Peru, Equador e Colômbia.
Coincidentemente, um outro terremoto na mesma península é o primeiro que ‘barra’ o desta quarta-feira na lista. Depois, há o de Tohoku, no Japão, o de Sumatra, na Indonésia, o do Alasca e o de Bio-Bio, no Chile, conhecido também como o Terremoto de Valdívia.
Veja a lista:
- Terremoto de Valdívia (Bio-Bio, Chile), 1960 - 9,5 graus de magnitude
- Terremoto da Sexta-feira Santa/ Grande Terremoto do Alasca (Alasca), 1964 - 9,2 graus de magnitude
- Terremoto do Oceano Índico/ Terremoto de Sumatra-Andaman (Sumatra, Indonésia), 2004 - 9,1 graus de magnitude
- Terremoto e tsunami de Tohoku (Honshu, Japão), 2011 - 9,1 graus de magnitude
- Terremoto de Kamchatka (Península de Kamchatka, na Rússia), 1952 - 9,0 graus de magnitude
- Terremoto em Petropavlovsk (Península de Kamchatka, na Rússia), 2025 - 8,8 graus de magnitude
- Terremoto de Maule (Bio-Bio, Chile), 2010 - 8,8 graus de magnitude
- Terremoto do Equador-Colômbia (Costa do Equador), 1906 - 8,8 graus de magnitude
- Terremoto das Ilhas Rat (Alasca), 1965 - 8,7 graus de magnitude
- Terremoto de Assão (Tibete), 1950 - 8,6 graus de magnitude
Terremoto e alerta de tsunami
Em Maui, no
Entenda o que aconteceu até agora:
Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o leste da Rússia - cerca de 126 km de Petropavlovsk-Kamchatsky. - O tremor - que teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA - é um dos terremotos mais fortes já registrados.
- Não há relatos de feridos ou mortos.
- Há diversas fotos de cidades e áreas ao redor da costa leste da Rússia com diversos prédios destruídos, portos submersos e pessoas sendo evacuadas.
- Os estados do oeste dos EUA - incluindo Washington, Oregon e Alasca - assim como a Colúmbia Britânica do Canadá, estão em alerta com ondas que devem atingir nas próximas horas; alertas de vários níveis também foram emitidos para Equador, Indonésia, Peru, Colômbia e
Japão .