A Índia ultrapassou a China, pela primeira vez, como a maior exportadora de smartphones para os Estados Unidos. Isso ocorreu após a Apple mudar parte de sua produção para Nova Délhi,
Ao todo, 44% das importações de smartphones nos EUA foram fabricados na Índia, um aumento em relação aos 13% do mesmo período no ano anterior. Os dados foram divulgados pela empresa de pesquisa Canalys, em relatório publicado na segunda-feira (28).
Leia mais:
Trump confirma ordem para tarifaço de 50% sobre exportações do Brasil Tarifaço de Trump pode custar US$ 1 bilhão ao Brasil na venda de carne bovina Tarifaço de Trump exclui produtos como suco de laranja, aviões e aço; veja
O número total de smartphones fabricados na Índia também aumentou em cerca de 240% em relação ao ano anterior, segundo a empresa.
Já a China representou apenas 25% das importações de smartphones para os EUA. Em relação ao mesmo período no ano passado, com 61% registrados pelo país, o número representa uma grande queda.
Agora a China ocupa o terceiro lugar, atrás do Vietnã e Índia, que lidera o ranking de exportações de smartphones.
Apple
A nova liderança da Índia acontece após a Apple deixar a China, devido a guerra tarifária de Donald Trump, e mudar para o país. Segundo o analista principal da Canalys, Sanyam Chaurasia, a mudança ocorreu, pois o “cenário comercial é incerto” entre Washington e Pequim.
“A Apple aumentou sua capacidade de produção na Índia nos últimos anos... e optou por dedicar a maior parte de sua capacidade de exportação na Índia para abastecer o mercado americano até agora em 2025", escreveu ele, conforme divulgado pela CNN.