O setor de carne bovina do Brasil pode perder até US$ 1 bilhão em vendas aos Estados Unidos neste ano com a
“A gente vinha com acumulado entre 15 mil a 25 mil toneladas enviadas por mês aos EUA. Se não houver mudança na tarifa nós deixaríamos de exportar quase US$ 1 bilhão de dólares”, disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), durante entrevista a revista Exame.
O valor corresponde a cerca de 200 mil toneladas que deixarão de ir aos EUA se, de fato, for aplicado o
O presidente da Abiec, explicou que a estimativa foi baseada no ano passado, quando foram enviadas 220 mil toneladas. No entanto, Perosa afirma que a expectativa era de que o Brasil exportasse 400 mil só para os EUA neste ano.
Prejuízo em dose dupla: Brasil complementa carne dos EUA, que já enfrenta taxa de 36%, afirma ABIEC Big Mac mais caro? taxação à carne brasileira coloca produção dos EUA em risco Quais países já fecharam acordos tarifários com Trump?
“Os EUA vivem seu pior ciclo pecuário dos últimos 75 anos, então há falta de carne no mercado. Ele são o segundo maior exportador de carne mas tem déficit de produção da carne bovina por uma série de fatores climáticos e econômicos”, explica Perosa sobre a importância do Brasil em complementar a produção para o preço da carne nos EUA não ir às alturas.
Além disso, cerca de
O presidente da Abiec está acompanhando as negociações do governo e também diretamente com os norte-americanos e defende a prorrogação da data devido a cargas que já estão a caminho e devem chegar após o 1° de agosto.