Mercado de arroz segue travado no Brasil com baixa liquidez

Cautela do produtor e início da colheita no RS limitam negócios; importações avançam

Mercado interno segue influenciado pelo cenário externo

O mercado de arroz em casca continua com baixa liquidez no país, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A cautela dos produtores e o início da colheita da nova safra em parte do Rio Grande do Sul têm mantido os negócios travados.

De acordo com o Cepea, a baixa fluidez também está relacionada à presença de estoques adquiridos a custos inferiores, dificultando a aceitação imediata, por parte das indústrias, dos preços atualmente praticados.

Agentes do setor avaliam, no entanto, que a redução desses estoques nas próximas semanas pode aumentar a necessidade de reposição e favorecer um alinhamento entre compradores e vendedores.

Enquanto isso, o mercado interno segue influenciado pelo cenário externo, marcado por maior atratividade das exportações e avanço das importações.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...