Preços do arroz em casca seguem firmes no Rio Grande do Sul

Demanda pontual e oferta ajustada sustentam valores, apesar de negócios lentos

Ritmo de negócios segue lento

Os preços do arroz em casca permanecem firmes no Rio Grande do Sul, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, as cotações são sustentadas pela demanda pontual para recomposição de estoques e pela oferta ajustada no estado.

Apesar da sustentação nos preços, o ritmo de negócios segue lento. O Cepea aponta que ainda há desacordo entre compradores e vendedores, em um ambiente de cautela ao longo de toda a cadeia.

Do lado da oferta, o comportamento dos produtores tem sido heterogêneo. Os agentes mais capitalizados optam por postergar as vendas, aguardando condições mais favoráveis de mercado. Já outros produtores têm direcionado o cereal para armazenamento, especialmente diante da proximidade da safra 2025/26.

Do lado da demanda, compradores consultados pelo Cepea ajustaram suas estratégias para garantir o abastecimento, sobretudo em regiões na qual a oferta está mais limitada.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...