Indicador do etanol hidratado inicia fevereiro em queda no mercado paulista

Baixa liquidez no spot pressiona preços, apesar de leve alta no volume negociado

Maior parte dos negócios envolveu quantidades reduzidas

O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado no estado de São Paulo iniciou fevereiro em queda. Na primeira semana do mês, o biocombustível foi negociado a R$ 3,0496 por litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins, recuo de 1,26% em relação ao período anterior, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com o Centro de Pesquisas, a última desvalorização do etanol hidratado havia sido registrada na primeira dezena de outubro de 2025. O movimento recente está associado, principalmente, à baixa liquidez no mercado spot paulista.

Os pesquisadores explicam que, embora o volume total negociado tenha crescido na comparação com a semana anterior, a maior parte dos negócios envolveu quantidades reduzidas. Nem mesmo a proximidade do carnaval foi suficiente para estimular negociações mais expressivas.

No mercado externo, as exportações brasileiras de etanol também apresentaram desempenho fraco. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que os embarques somaram 43,3 milhões de litros, volume 74% inferior ao registrado em dezembro de 2025 e bem abaixo dos 179 milhões de litros exportados no mesmo período do ano passado. O resultado representa, ainda, o menor volume desde fevereiro de 2025, quando as exportações ficaram pouco acima de 39 milhões de litros.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...