O agricultor Osmério Fernandes Moreira se dedica à pecuária e agricultura há 30 anos no município de Guapé, no Sul de Minas. Há cinco anos, por meio de uma conversa com um cliente, teve a ideia de iniciar uma nova atividade: a
“Aluguei meu rancho para três casais. Um dos rapazes me falou que aqui na região seria ideal para a criação de abelhas. Acatei a ideia por curiosidade e daí em diante fui montando os apiários e continuo até hoje”, relatou.
A atividade começou com apenas uma colmeia e atualmente são mais de 100, distribuídas nos municípios de Capitólio, Guapé e Pimenta, alcançando uma produção anual superior a 1.500 kg de mel.
Regularização da agroindústria
A falta de conhecimento sobre a atividade e a regularização da agroindústria Reserva do Imperador foram os maiores desafios enfrentados durante esta trajetória na apicultura. Entretanto, com apoio e dedicação, conseguiu superar as adversidades.
“Possuímos o Selo Arte, somos cadastrados no Cicanastra (Consórcio Intermunicipal da Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande), que assegura a qualidade do nosso mel e do própolis. Agora fui convidado pela Codevasf para viabilizar um projeto de um entreposto de mel e própolis no território da Canastra”, relatou Osmério.
O coordenador técnico regional de pecuária da Emater-MG, Belchior Teixeira de Souza, tem prestado assistência técnica ao produtor. Ele relatou que a regularização valoriza o produto, atesta a qualidade sanitária e abre portas para o mercado formal e também institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O coordenador destacou que a história de Osmério é inspiração para outros apicultores da região. “Nós o convidamos para ministrar uma palestra durante a realização do concurso de qualidade do mel que realizamos no ano passado. Os participantes puderam conhecer um pouco da trajetória dele, principalmente na apicultura, como superou os desafios e hoje já está com a agroindústria legalizada. Destaco ainda que ele é muito envolvido com as pautas ambientais”.
Produção na Serra da Canastra
Belchior destacou que a Emater-MG tem incentivado a produção de méis e própolis na região, principalmente por meio da promoção do Concurso Regional de Qualidade. Segundo ele, a flora preservada e o alto fluxo turístico fazem com que o local seja favorável tanto para criação de abelhas e produção de mel e derivados quanto para a comercialização dos produtos.