Preços da soja ficam estáveis no início de fevereiro no mercado brasileiro

Alta externa e dólar sustentam cotações, mas prêmios menores limitam repasse

Exportações brasileiras de soja começaram 2026 em ritmo acelerado

Os preços da soja operam de forma estável neste começo de fevereiro, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Por um lado, as valorizações externa e do dólar e a firme demanda internacional pela soja brasileira são fatores de suporte às cotações da oleaginosa. Por outro lado, a expressiva retração dos prêmios de exportação limita o repasse da alta internacional ao mercado doméstico.

Na CME Group, a Bolsa de Chicago, o impulso recente aos preços esteve ligado ao encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da China, realizado na quarta-feira (4). Na ocasião, foi reafirmado o compromisso do país asiático de ampliar as compras de soja norte-americana nesta e na próxima temporada, conforme destacam os pesquisadores do Cepea.

No mercado externo, as exportações brasileiras de soja começaram 2026 em ritmo acelerado. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que os embarques somaram 1,87 milhão de toneladas em janeiro, volume 75,5% superior ao registrado em janeiro de 2025. Desse total, 57,2% tiveram a China como destino.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...