Preço do frango congelado cai pelo terceiro mês seguido e volta a níveis de 2025

Demanda interna fraca pressiona cotações, apesar de exportações firmes

Movimento de desvalorização foi observado em praticamente todos os produtos avícolas

O valor médio de negociação do frango congelado recuou em janeiro pelo terceiro mês consecutivo, voltando a operar nos patamares registrados durante o período de ocorrência de gripe aviária no Brasil, em maio de 2025. As informações são de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A principal pressão sobre as cotações veio da baixa demanda interna, enquanto as vendas externas permaneceram firmes ao longo do mês. O movimento de desvalorização foi observado em praticamente todos os produtos avícolas acompanhados pelo Centro de Pesquisas.

Na Grande São Paulo, o frango inteiro congelado apresentou média de R$ 7,36 por quilo em janeiro, queda de 4,5% em relação a dezembro. O patamar é semelhante ao registrado em junho de 2025, quando o produto foi negociado a R$ 7,47 por quilo.

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado por retração na demanda, reflexo do menor poder de compra da população, que enfrenta despesas extras neste período.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...