Construir uma
O próximo passo é definir o local de cultivo. “O local escolhido deve ter luminosidade durante todo o dia, pois as hortaliças necessitam de luz plena para se desenvolverem”, alertou Georgeton.
Depois é a vez de escalonar o plantio, estabelecendo a quantidade de plantas que será cultivada, para evitar sobra ou faltas. “Você olha o tempo de colheita de cada hortaliça e a quantidade a ser consumida por período. Se forem consumidas cinco cabeças (plantas) de alface por semana, o intervalo de colheita é de uma semana, então será necessário plantar toda semana cinco plantas. Já a couve produz pelo menos uma folha por semana”, explicou o coordenador.
Preparo do canteiro
Para a maioria das
Como a maioria dos solos brasileiros são pobres em nutrientes e ácidos, o terreno precisa ser corrigido antes do plantio, após uma análise de solo. Em caso de acidez, o calcário deve ser misturado à terra e deixado por pelo menos 30 dias. Em relação a fertilidade, os nutrientes são incorporados via adubação química, formulados ou com o uso de compostos orgânicos e biofertilizantes. Além da adubação de plantio, haverá ainda as adubações de cobertura (posteriores).
Irrigação e pragas
Segundo Georgeton, a irrigação é fundamental para o desenvolvimento das hortaliças. “Nas plantas jovens, a água precisa ser diária até que a parte aérea e as raízes se desenvolvam. Daí as irrigações poderão ser espaçadas. Em geral, as plantas necessitam de dois a sete litros por metro quadrado por dia, dependendo da idade e da região”, explicou.
As hortaliças costumam ser atacadas por lagartas, pulgões, tripes e vaquinhas, podendo ainda ter doenças de folha ou pragas de solo. Em ambos os casos, o controle é feito com produtos alternativos, indicados por um profissional da área. Para mais informações, consulte a publicação Horta: Planejamento e Produção da Emater-MG, no site da Emater-MG.