Maior oferta pressiona preços da manga no Vale do São Francisco

Com mais disponibilidade, tommy tem queda de 22% no início de fevereiro

Maior disponibilidade da variedade tommy

A elevada oferta de manga no Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco, tem provocado queda nos preços de negociação da fruta no começo de fevereiro. Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, a maior disponibilidade da variedade tommy tem pressionado as cotações no mercado interno.

Na primeira semana de fevereiro, entre os dias 2 e 6, a manga tommy foi negociada à média de R$ 0,99 por quilo no Vale do São Francisco, recuo de 22% em relação ao encerramento de janeiro.

Em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, os preços ficaram mais firmes. Na semana passada, a média foi de R$ 1,24 por quilo, sustentada pela redução dos volumes colhidos em municípios vizinhos.

As exportações para o mercado europeu seguem aquecidas, mas, de acordo com o Hortifrúti/Cepea, ainda não são suficientes para evitar a desvalorização da fruta no mercado doméstico.

Para as próximas semanas, a expectativa é de diminuição da oferta de manga no semiárido nordestino. Esse movimento, somado ao fim da safra paulista, pode contribuir para uma recuperação dos preços.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...