O terremoto de magnitude 8,8 graus na escala Richter atingiu a Península de Kamtchatka, no leste da
Segundo a professora de Geografia Natália Maranha, o fato aconteceu porque o tremor, de alta magnitude, ocorreu no fundo do mar, gerando ondas gigantes e acendendo alertas em vários locais ao longo da Placa do Pacífico.
“O terremoto teve o epicentro num território russo, mas as ondas (a energia) se dissipam em todas as direções. Como foi um [terremoto] de magnitude muito alta, conseguiu chegar bem distante e atingir vários países. E como foi no fundo do mar, tendo o tsunami, essas ondas conseguem chegar ainda mais distantes que o terremoto.”, explicou a professora.
Nesta tarde, cidades da
O Japão enviou ordens de evacuação para mais de 20 cidades. No Havaí, mais especificamente em Maui, voos foram cancelados e todas as atividades comerciais foram suspensas.
Maior terremoto desde 2011 e 6º maior da história
Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter atingiu a Península de Kamtchatka, a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na Rússia, e desencadeou diversos outros terremotos, alertas de tsunamis e ondas grandes em toda a
Esse
Após ter ocorrido,
O
Terremotos registrados nas últimas horas após o que atingiu a Rússia. Imagem tirada às 10h57 do dia 30/07/2025 do Serviço Geológico dos Estados Unidos
Depois do
Entenda o que aconteceu até agora:
Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o leste da Rússia - cerca de 126 km de Petropavlovsk-Kamchatsky. - O tremor - que teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA - é um dos terremotos mais fortes já registrados.
- Não há relatos de feridos ou mortos.
- Há diversas fotos de cidades e áreas ao redor da costa leste da Rússia com diversos prédios destruídos, portos submersos e pessoas sendo evacuadas.
- Os estados do oeste dos EUA - incluindo Washington, Oregon e Alasca - assim como a Colúmbia Britânica do Canadá, estão em alerta com ondas que devem atingir nas próximas horas; alertas de vários níveis também foram emitidos para Equador, Indonésia, Peru, Colômbia e
Japão .