Ouvindo...

Por que o terremoto na Rússia gerou alerta de tsunami em outros países?

Nesta tarde, cidades da costa do Chile foram evacuadas devido à ameaça de tsunami, e as ondas já chegaram ao Equador

Alertas de tsunami pelo Centro de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos às 16h14 do dia 30/07/2025

O terremoto de magnitude 8,8 graus na escala Richter atingiu a Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, e causou vários alertas e tsunamis em países como Japão, Estados Unidos, Peru, Equador e Colômbia. Mas, afinal, por que isso ocorreu?

Segundo a professora de Geografia Natália Maranha, o fato aconteceu porque o tremor, de alta magnitude, ocorreu no fundo do mar, gerando ondas gigantes e acendendo alertas em vários locais ao longo da Placa do Pacífico.

“O terremoto teve o epicentro num território russo, mas as ondas (a energia) se dissipam em todas as direções. Como foi um [terremoto] de magnitude muito alta, conseguiu chegar bem distante e atingir vários países. E como foi no fundo do mar, tendo o tsunami, essas ondas conseguem chegar ainda mais distantes que o terremoto.”, explicou a professora.

Nesta tarde, cidades da costa do Chile foram evacuadas devido à ameaça de tsunami, e as ondas já chegaram ao Equador. A Colômbia e o Peru, outros países da América do Sul, também foram alertados sobre um possível tsunami.

O Japão enviou ordens de evacuação para mais de 20 cidades. No Havaí, mais especificamente em Maui, voos foram cancelados e todas as atividades comerciais foram suspensas.

Leia também

Maior terremoto desde 2011 e 6º maior da história

Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter atingiu a Península de Kamtchatka, a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na Rússia, e desencadeou diversos outros terremotos, alertas de tsunamis e ondas grandes em toda a costa do Oceano Pacífico.

Esse terremoto ocorrido na Rússia é o mais forte já registrado desde 2011 e é o sexto maior desde 1900, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A agência de notícias estatal russa TASS afirmou que esse é o terremoto mais forte desde 1952 na região.

Após ter ocorrido, ele causou alerta de tsunami em países como Japão, Estados Unidos, Peru, Equador e Colômbia.

O terremoto não chegou a atingir a área terrestre, mas causou caos. Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver congestionamento em Honolulu, no Havaí, enquanto diversas pessoas tentam evacuar após os alertas de tsunami.

Terremotos registrados nas últimas horas após o que atingiu a Rússia. Imagem tirada às 10h57 do dia 30/07/2025 do Serviço Geológico dos Estados Unidos

Depois do terremoto maior, vários outros tremores menores foram registrados na região.

Entenda o que aconteceu até agora:

  • Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o leste da Rússia - cerca de 126 km de Petropavlovsk-Kamchatsky.
  • O tremor - que teve uma profundidade de 19 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA - é um dos terremotos mais fortes já registrados.
  • Não há relatos de feridos ou mortos.
  • Há diversas fotos de cidades e áreas ao redor da costa leste da Rússia com diversos prédios destruídos, portos submersos e pessoas sendo evacuadas.
  • Os estados do oeste dos EUA - incluindo Washington, Oregon e Alasca - assim como a Colúmbia Britânica do Canadá, estão em alerta com ondas que devem atingir nas próximas horas; alertas de vários níveis também foram emitidos para Equador, Indonésia, Peru, Colômbia e Japão.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.