Amigas e amigos do Agro!
O governo americano estuda taxas menores para o café como havíamos antecipado por causa do trabalho feito o ano todo pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.
Além disso, os americanos não tem alternativa de mercado para comprar e o café tem presenca importante no PIB dos Estados Unidos.
O Brasil abastece 33% do mercado americano sempre foi taxado em 10%.
O governo Trump estuda ainda baixas tarifas para o cacau, comprado na Africa e um pouco do Brasil. Abacaxi e manga também entram na relação.
Honduras, Costa Rica e México são grandes fornecedores de abacaxi com participacao também do Brasil. A manga tem domínio brasileiro.
As tarifas da carne bovina, suco de laranja e açucar estão indefinidas, assim como a madeira e celulose, essas duas estão bem atingidas com a paralização dos negócios e férias coletivas para os funcionários.
O setor da carne prevê um prejuízo de 1 bilhão de dólares até o final do ano com o tarifaço e 4 bi para o setor do suco de laranja.
E o pior de tudo é ouvir do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que há o lado bom da história que é a queda de preços de muitos alimentos.
Ministro!!!
A previsão quase imediata é de um rombo de bilhões de dólares na economia brasileira, fechamento de empresas, desemprego…
Ministro!!!
Só um simples exemplo: imagine os pequenos produtores de frutas no Vale do São Francisco, responsáveis por toneladas embarcadas para os Estados Unidos!
É triste, Haddad!
E em pouco tempo a inflação volta com força total!