Ouvindo...

Novo pedido de impeachment contra Moraes sugere que ministro do STF tem transtorno de personalidade e psicopatia

O requerimento será protocolado pelo vereador Ville (PL) e, segundo ele, assinado pelo deputado estadual Bruno Engler e pelo senador Cleitinho (Republicanos)

Alexandre de Moraes, ministro do STF.

O vereador Ville (PL-MG) deve protocolar, nesta quinta-feira (31), um pedido de impeachemnt contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, sob a alegação de transtorno de personalidade e psicopatia. De acordo com o vereador, também assinam a peça o deputado estadual, Bruno Engler e o senador Cleitinho.

Segundo o documento, o ministro transgride limites constitucionais, viola garantias fundamentais e compromete o equilíbrio entre os Poderes da República. Os parlamentares afirmam que o ministro ordena prisões arbitrárias de cidadãos por crime de opinião; censura prévia a parlamentares e veículos de comunicação; bloqueios de contas bancárias e redes sociais, sem fundamentação adequada; medidas de busca e apreensão sem decisão colegiada;e atos de perseguição ideológica e criminalização de adversários políticos.

Os autores afirmam que a conduta do ministro mostra “personalidade antissocia e traços compatíveis com psicopatia funcional” e listam: “comportamento obsessivo com controle total de narrativas e decisões; ausência de empatia com os atingidos por suas decisões; desprezo reiterado por normas constitucionais; fxação em punir adversários ideológicos; e tendência a agir com frieza emocional, indiferente às críticas e às consequências de seus atos”.

O pedido soma-se a outros protocolados pela base do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.