Ouvindo...

BNDES anuncia investimentos para construção de 11 usinas fotovoltaícas em MG

Os recursos são da ordem de R$ 1bi

Usina fotovoltaíca

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento no valor de R$ 1 bilhão para a Atlas Renewable Energy construir 11 usinas fotovoltaicas em Arinos, noroeste de Minas Gerais. O Complexo Solar Draco terá capacidade para suprir a demanda industrial com energia equivalente para abastecer 569 mil residências. A entrada em operação está prevista para início de 2026 e o projeto deverá gerar cerca de 2.100 empregos na fase de implantação.

Mudanças Climáticas

O projeto, que está sendo financiado com recursos do Financiamento a empreendimentos (Finem) e do Fundo Clima, que faz parte do Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas para redução das emissões de gases de efeito estufa. O objetivo é manter elevada a participação de energia renovável na matriz elétrica brasileira, segundo o BNDES para preservar a posição de destaque que o Brasil ocupa no cenário internacional.

Papel do Brasil
“É um projeto que agrega um volume significativo de energia limpa e renovável à nossa matriz elétrica e atende às diretrizes de descarbonização da política industrial do governo do presidente Lula. Em maio deste ano, o parque solar brasileiro – de energia centralizada e distribuída – chegou a 39 GW. O mundo está vivendo uma emergência climática e o BNDES tem tido um papel relevante nesta área, atuando em diferentes frentes, como energia, descarbonização de processos produtivos e ações de restauro florestal. A agenda verde está no centro da estratégia de atuação do banco”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.