Um foguete teste da
Imagens postadas no X mostravam destroços de foguetes em chamas caindo sobre o Mar do Caribe. Nas Bahamas, pessoas postaram que estavam buscando abrigo para se protegerem dos destroços.
Esta foi a oitava missão de teste do foguete e seu segundo fracasso consecutivo. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) emitiu ordens para manter no solo, voos partindo para os aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach durante mais de uma hora, antes de retomar as operações normais por volta das 20h locais.
A SpaceX confirmou que a nave sem tripulação sofreu “uma rápida desmontagem não programada” durante sua subida ao espaço e perdeu contato com o solo. O enorme SpaceX Starship, o maior foguete já criado, saiu do controle logo após seu lançamento.
A SpaceX, de propriedade do
A nota divulgada pela empresa diz que os destroços deveriam ter caído em uma área pré-planejada e o foguete não continha nenhum material tóxico. A empresa também incluiu um e-mail e número de telefone para aqueles que acreditam ter encontrado quaisquer restos da nave.
Musk não comentou a explosão. O incidente aconteceu após um
A FAA também fechou brevemente aeroportos há dois meses, devido às mesmas preocupações com a queda de detritos.
“Infelizmente isso aconteceu da última vez também, então já temos alguma prática nisso agora”, disse o comentarista de voo da SpaceX, Dan Huot, em uma coletiva.
A Starship é o maior e mais poderoso foguete já construído e é essencial para as ambições de Musk de colonizar Marte. A NASA espera usar uma versão modificada da nave espacial como um módulo lunar humano para suas missões Artemis de retorno à Lua.