Ouvindo...

‘Privilégio’: mineira relembra despedida emocionante do papa Francisco na missa de Páscoa

Natural de BH, Karine disse que, em sua última aparição pública, o pontífice foi ovacionado pela multidão que gritava “eu te amo, papa!” e “viva o papa!”

Ao longo do dia, em diversos lugares do mundo, fiéis fizeram orações pelo primeiro papa americano.

Natural de Belo Horizonte, a mineira Karine Morais Assis Sanna conseguiu ver o papa Francisco de perto no último domingo (20), durante a celebração da missa de Páscoa, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

À Itatiaia, ela descreveu a experiência como um “privilégio” e contou que a aparição de Francisco foi uma surpresa para todos os fiéis que acompanhavam a cerimônia. “Foi bem bonito ver ele lá do alto e depois no papamóvel, entre as pessoas. O papa carregou algumas crianças, mas estava muito quietinho. Só levantou a mão”, relatou.

A mineira já havia se encontrado com o pontífice em outra ocasião, durante a missa de Domingo de Ramos, no dia 13 de abril. “Quando ele apareceu, foi muita comoção. Vi muitas pessoas chorando”, descreveu.

Veja o vídeo:

Desta vez, ela explicou que durante a passagem discreta no papamóvel, entre os fiéis, Francisco se despediu da multidão ao som de “Viva o papa” e “Eu te amo, papa”. “Foi bonito, sabe? Ver ele de perto, poder me despedir pela última vez... É impressionante. Parece que ele esperou o domingo de Páscoa, o encerramento, para poder se despedir”, contou.

Leia também

Assim como diversas autoridades ao redor do mundo, Karine relembrou que Francisco foi um líder do diálogo e “de mente aberta”.

Católica, ela disse que incentivou a prima — que não iria ficar para a missa de domingo — a esperar pela aparição de Francisco. “Eu disse para ela ficar, que seria uma das coisas mais emocionantes da vida dela: ver o papa no final. Ela ficou na dúvida, mas hoje me mandou uma mensagem agradecendo por ter tido a oportunidade de vê-lo pela última vez”, relatou à Itatiaia.

Morre o único americano a virar papa

O mundo acompanhou desde o início as primeiras internações de Francisco, que já estava com a saúde debilitada.

Apesar de a morte ter sido considerada “inesperada”, Karine contou que os fiéis já percebiam que o papa “não estava bem”. “No Domingo de Ramos, vi muitas pessoas chorando, emocionadas, quando ele chegou de cadeira de rodas e falando com dificuldade. Fomos sentindo uma despedida”, disse.

Ela ainda contou que o pontífice aparentava estar “um pouco melhor” na última aparição, mas não esperava que o adeus fosse “tão de repente”.

Segundo o Vaticano, Francisco morreu às 7h35 no horário local, 2h35 no horário de Brasília.

A causa da morte, aos 88 anos, foi AVC e insuficiência cardíaca.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento