Ouvindo...

Vulcão na Indonésia entra em erupção e emite coluna de fumaça de 10 km de altura

Essa é a terceira vez que o Monte Lewotobi Laki-laki entra em erupção em menos de dois meses

Vulcão no Monte Lewotobi Laki-Laki nesta sexta-feira (1°)

O vulcão no Monte Lewotobi Laki Laki no leste da Indonésia entrou em erupção nesta sexta-feira (1º), provocando uma coluna de fumaça de 10 km de altura, quatro semanas após a última erupção e a terceira vez em menos de dois meses.

Localizado na ilha turística de Flores, o monte Lewotobi Laki Laki, que atinge 1.584 metros de altitude, liberou uma avalanche de nuvens de gás às 9h48 (horário de Brasília), informou a Agência Nacional de Vulcanologia em um comunicado.

A agência especificou que a coluna eruptiva “foi medida em aproximadamente 10 mil metros para cima a partir do topo”.

A erupção foi causada pelo acúmulo de gases nas últimas semanas, explicou o chefe da agência, Muhamad Wafid, em outro comunicado.

Ele também alertou sobre a possibilidade de lahars - fluxos de lama ou detritos compostos por material vulcânico - em caso de chuvas intensas, especialmente perigosas para as comunidades próximas aos rios.

Até o momento, nenhum dano ou vítima foi relatado. No entanto, turistas e moradores locais foram aconselhados a evitar qualquer atividade em um raio de 6 km ao redor do fogo, acrescentou Wafid.

Fotos compartilhadas pela agência de geologia mostram um raio vulcânico no topo da coluna de fumaça.

No último mês de julho, 7 de julho o vulcão expeliu uma coluna de cinzas de cerca de 18 km, informou a agência geológica do país. Em 17 de junho, ele entrou em erupção e expeliu cinzas a 10 km de altura.

No momento, não há informações sobre novos voos atrasados ou cancelados.

*Com informações da AFP

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde