O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o posicionamento de dois submarinos nucleares em ‘regiões apropriadas’ após as ameaças do vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º), um dia depois de Medvedev alertar os EUA de que a Rússia possui capacidade para um ataque nuclear ‘de último recurso’.
“Ordenei o posicionamento de dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas para o caso de essas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso”, publicou Trump no Truth Social.
“Palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas. Espero que este não seja um desses casos”, concluiu.
Trump também havia dado um prazo para que a Rússia fizesse um acordo com a Ucrânia.
Vale lembrar que, ainda nesta semana, o ex-presidente russo havia dito que Trump estava brincando com um ‘jogo de ultimatos’ e que isso aproxima os dois países de uma guerra.
Ataque russo
A
O bombardeio, por meio de drones e mísseis, é um dos mais graves sofridos pela capital da Ucrânia desde o início do conflito, em fevereiro de 2022. Ao menos 159 ficaram feridos.
O mês de julho foi o que a Rússia lançou mais drones na Ucrânia desde o início da guerra, segundo dados da Força Aérea da Ucrânia analisados pela AFP.