Ouvindo...

Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia, receberá sentença de 12 anos de prisão, diz agência

Uribe, que governou a Colômbia entre 2002 e 2010, é o primeiro ex-presidente condenado e privado de liberdade no país

Álvaro Uribe presidiu a Colômbia entre 2002 e 2010

O ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, receberá uma pena de 12 anos de prisão domiciliar pelo caso de suborno e fraude processual, informou uma fonte próxima ao caso à Agence France Presse (AFP) nesta sexta-feira (1º). Ele

O político de 73 anos também não poderá exercer cargos públicos por mais de oito anos, segundo um documento vazado pela imprensa. A autenticidade do documento foi confirmado por uma fonte próxima sob condição de anonimato.

Uribe, que governou a Colômbia entre 2002 e 2010, foi considerado culpado na segunda-feira (28) de obstruir a justiça e manipular testemunhas para evitar que fosse vinculado a esquadrões de extrema direita que cometeram crimes contra civis durante o conflito.

Leia também

O caso contra o ex-presidente começou em 2012, quando Uribe acusou o senador Iván Cepeda de querer ligá-lo à criação de um grupo paramilitar.

Anos depois, em 2018, o Supremo Tribunal iniciou uma investigação contra o ex-presidente para determinar se ele tentou manipular testemunhas para que ficassem contra Cepeda.

Neste ano, ele foi acusado de três crimes nesse caso e foi a julgamento em maio.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.