Ouvindo...

Após operação de 12 horas, trabalhadores são resgatados de mina na Colômbia

Segundo as autoridades locais, eles ficaram presos por cerca de 18 horas, depois de uma “falha mecânica” que provocou o colapso de uma estrutura para prevenir desabamentos

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, tenta acordo de paz com as guerrilhas do país

Dezoito trabalhadores foram resgastados com vida de uma mina, no noroeste da Colômbia, na madrugada desta sexta-feira (18). Segundo autoridades colombianas, eles ficaram presos por 18 horas e a operação durou cerca de 12 horas.

“Todos foram encontrados em bom estado de saúde” após o acidente ocorrido na quinta-feira (17), confirmou no X a estatal Agência Nacional de Mineração (ANM), que mobilizou seus socorristas na mina de ouro do município de Remedios, no departamento de Antioquia.

O acidente ocorreu aparentemente devido a uma “falha mecânica” que provocou o colapso de uma estrutura para prevenir desabamentos e o “bloqueio” da saída principal da mina, disse Yarley Erasmo Marín, representante de uma associação local de mineiros, à AFP.

Leia também

No resgate também participaram bombeiros de Remedios e de um município vizinho. A prefeitura de Remedios assegurou em mensagem enviada ao governo que “aparentemente” trata-se de uma mina explorada ilegalmente.

Os trabalhadores saíram da mina um por um, vestindo uniformes azuis e capacetes amarelos, em meio a aplausos e abraços de seus familiares, segundo imagens divulgadas por meios locais.

Essa região do departamento de Antioquia tem uma forte tradição de mineração. O ouro explorado ilegalmente ali costuma servir como fonte de financiamento para grupos armados como o Clã do Golfo, o principal cartel de narcotráfico da Colômbia.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo