Belo Horizonte
Itatiaia

Irã nega proposta de cessar-fogo de 48 horas após atacar os EUA

Negativa ocorre em meio a queda de duas aeronaves dos EUA, atingidas pelo Irã, nesta sexta (3)

Por e 
Irã rejeita proposta dos EUA de cessar-fogo de 48 horas após ataques
Segundo a agência, uma fonte informou que a proposta americana foi feita por meio de um país aliado • Mohammed Huwais/AFP

O Irã rejeitou uma proposta feita pelos Estados Unidos para um cessar-fogo de 48 horas, de acordo com a agência de notícias iraniana Fars, nesta sexta-feira (3). Segundo a agência, uma fonte informou que a proposta americana foi feita por meio de um país aliado.

"Avaliações indicam que essa proposta foi feita após a intensificação da crise na região e o surgimento de sérios problemas para as forças militares dos EUA, decorrentes de uma estimativa equivocada das capacidades militares da República Islâmica do Irã", disse a fonte à Fars. Ainda conforme a fonte da agência iraniana, a resposta do Irã a essa proposta "não foi dada por escrito, mas sim de forma prática, com a continuidade de ataques pesados".

A negativa ocorre em meio ao abate de duas aeronaves dos EUA pelo Irã, nesta sexta (3): um caça F-15E e uma aeronave de ataque A10. Um dos dois tripulantes a bordo do F-15 foi resgatado durante a manhã, mas não há detalhes sobre seu estado de saúde. Já o piloto do A-10 conseguiu alcançar o espaço aéreo do Kuwait com o avião danificado e ejetar, sendo resgatado em seguida. A derrubada do segundo avião ainda não foi confirmada pelo Pentágono.

Conforme o The Washington Post, dois helicópteros Black Hawk americanos envolvidos no resgate foram ainda atingidos por fogo iraniano, ferindo tripulantes a bordo, mas retornaram em segurança à base. Os desdobramentos foram confirmados ao jornal americano por três autoridades dos EUA sob condição de anonimato, contradizendo afirmações do governo Trump de que as forças americanas haviam obtido superioridade aérea sobre o Irã.

Israel está auxiliando os Estados Unidos na operação de busca e resgate, segundo um oficial militar israelense a par da situação, que falou sob condição de anonimato antes de um anúncio oficial dos EUA.

Esta seria a primeira vez que os EUA perdem uma aeronave em território iraniano e representa uma escalada dramática na guerra desde seu início, há cinco semanas. Não ficou claro se o caça foi abatido ou caiu. O número de tripulantes a bordo não foi divulgado imediatamente.

Entenda o conflito no Oriente Médio

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Por

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.