Ouvindo...

Após tarifas de Trump, cervejaria canadense lança engradado com mais de mil latas

O marketing da Moosehead diz que o número de latas são suficientes para consumir uma por dia até o fim do governo de Donald Trump, em 2029

O CEO da cervejaria se disse “decepcionado” com as políticas tarifárias dos EUA, país onde está 20% da clientela da empresa

As políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem provocado incertezas em diversos países, principalmente o México e Canadá. Como resposta aos impasses gerados pelo governo estadunidense com a administração de Justin Trudeau, a cervejaria canadense Moosehead Breweries, fundada em 1867, decidiu apostar no lançamento de uma caixa gigante com 1.461 latas de cerveja.

Nas redes sociais, a empresa diz que o engradado é o suficiente para aguentar “todo o mandato presidencial” de Trump, consumindo uma latinha por dia até 2029, quando acaba o primeiro mandato do presidente — que pode disputar a reeleição.

Leia também

Em um comunicado enviado para a imprensa, a diretora de marketing da Moosehead, Karen Grigg, disse que o começo de 2025 ensinou que é preciso “determinação para quatro anos de incerteza política”.

O “Pack Presidencial” está à venda apenas no site da cervejaria para moradores das províncias canadenses de Ontario, New Brunswick e Nova Scotia. O preço é de C$ 3.500, equivalente a R$ 14.097,51, incluindo a entrega.

Vaivém de tarifas

Na última quinta-feira (6), Trump deu um “alívio” tarifário ao Canadá, isentando o país de tarifas em produtos cobertos pelo acordo de livre comércio dos EUA com os países vizinhos.

Segundo a Casa Branca, a isenção irá valer até o dia 2 de abril.

Em entrevista ao canal CTV News, o CEO da Moosehead se disse “decepcionado” com os EUA, onde está 20% dos consumidores da cerveja.

Com as tarifas, os custos irão aumentar já que vários itens, usados na produção, são fabricados nos Estados Unidos. A tampa de alumínio que sela a latinha, por exemplo.

Ao lado das inseguranças econômicas, causadas por Trump, o Canadá precisa lidar também com a crise política causada pelo republicano com o primeiro-ministro Justin Trudeau.

Os dois tem trocado farpas em relação à aplicação de tarifas. Enquanto Trudeau diz que o “tarifaço” é “estúpido”, Trump acusa o premier de usar o assunto para “se manter no poder”.

Trudeau renunciou, no início de 2025, o cargo de primeiro-ministro e também de líder do Partido Liberal.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.