Ouvindo...

Trump faz primeiro comício após atentado e debocha do partido democrata: “não sabem quem é seu candidato”

Ex-presidente se refere à situação de Joe Biden, que está sendo pressionado a deixar a corrida eleitoral

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à presidente neste ano, participou do primeiro comício após o atentado a tiros que sofreu no sábado (13), na Pensilvânia. É também o primeiro comício público desde a Convenção que o confirmou como candidato.

Falando ao público em Michigan, ele reafirmou que pretende cortar impostos - “mais do que antes” - caso seja eleito presidente. Trump também retomou as críticas às políticas de imigração dos Estados Unidos, dizendo que “continuam a deixar criminosos entrarem no nosso país”. Voltando a um tema caro durante sua presidência, Trump afirmou que vai retomar as deportações e afirmou que serão feitas de forma nunca antes vista.

Leia também

Deboche

Trump participou do comício acompanhado do cantidato a vice-presidente, o senador J. D. Vance. A certa altura do evento, Trump debochou dos Democratas na arena lotada de apoiadores republicanos no estado de Michigan.

“Eles têm alguns problemas. Nº 1, eles não têm ideia de quem é o candidato”, disse o ex-presidente em meio a risos e vaias. “Esse cara vai e consegue os votos e agora eles querem tirá-los.”. Ainda zombando, Trump disse que os democratas queriam tirar Biden da chapa logo que ele venceu a disputa pela indicação presidencial e chegou a fazer uma enquete entre Biden e a vice, Kamala Harris, no comício.

Trump se referiu a Kamala como alguém que “nos parece louca, mas não tanto quanto Pelosi”, em referência a Nancy Pelosi - democrata que presidiu a Câmara dos Representantes e que estaria trabalhando nos bastidores para que Biden desista para que Kamala Harris assuma a cabeça de chapa.

Se referindo ao atentado da última semana, Trump afirmou que os Democratas são contra a democracia e bradou: ‘O que diabos eu fiz pela democracia? Na semana passada, levei um tiro pela democracia.”

Dificuldades

A pesquisa mais recente mostra que Biden e Trump estão tecnicamente empatados na corrida presidencial. No entanto, de acordo com a CNN, Biden está atrás de Trump nos estados decisivos.

Joe Biden, por sua vez, está sendo fortemente pressionado a abandonar a corrida eleitoral. Os interlocutores se dividem - há uma parte que afirma que ele está considerando abrir mão da candidatura. Outra, afirma que ele está firme no propósito e tem se irritado com os pedidos para desistir.

Biden está com Covid-19 nesta semana e, por isso, trabalha em isolamento enquanto se recupera.

*Com informações de CNN, Agência Estado e AFP.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.