Ouvindo...

Trump compara imigrantes ilegais nos EUA a Hannibal: ‘coisas ruins vão acontecer’

Candidato republicano afirmou que os Estados Unidos estão sofrendo a maior invasão da história; Anthony Hopkins rebateu fala

Trump já havia citado Hannibal em outros discursos

O candidato republicano Donald Trump comparou os imigrantes ilegais que chegam aos Estados Unidos com o psicopata Hannibal Lecter, personagem interpretado por Anthony Hopkins no clássico filme ‘O Silêncio dos Inocentes’, de 1992. O ator rebateu o empresário nas redes sociais e afirmou que está ‘horrorizado’ com a fala, dita justamente durante o discurso em que aceitou a indicação do Partido Republicado para disputar as eleições de novembro.

Durante a fala, Donald Trump afirmou que os Estados Unidos estão sofrendo a maior invasão da história: ‘Eles vêm de todos os cantos da terra, não apenas da América do Sul, mas de África, Ásia, Oriente Médio. Eles estão vindo de todos os lugares. Eles estão chegando em níveis que nunca vimos antes. É de fato uma invasão e este governo não faz absolutamente nada para os impedir’.

Alguém já viu ‘O Silêncio dos Inocentes’? O falecido e grande Hannibal Lecter. Ele adoraria receber você para jantar. Isso são manicômios. Eles estão esvaziando seus manicômios. E terroristas em números que nunca vimos antes. Coisas ruins vão acontecer. Eles vêm das prisões. Eles estão vindo das prisões. Eles vêm de instituições mentais e manicômios. Eu, você sabe que a imprensa está sempre ligada porque eu digo isso’, continua o candidato.

Anthony Hopkins, que venceu o Oscar de Melhor Ator em 1992 justamente ao interpretar Hannibal Lecter em ‘O Silêncio dos Inocentes’, usou as redes sociais para rebater o candidato: ‘Ele faz isso? Eu não sabia. Hannibal, faz tanto tempo. Deus, foi há 30 anos. Estou chocado e horrorizado com isso’.

Leia também

Essa não é a primeira vez que o candidato republicano cita o icônico personagem eternizado nas telonas por Anthony Hopkins. Em fevereiro, ele usou praticamente as mesmas palavras para afirmar que muitos dos imigrantes que chegam aos Estados Unidos ‘vêm de prisões e cadeias’.

Eles vêm “de instituições mentais e manicômios. Não, não são a mesma coisa. Um manicômio é uma instituição [de saúde] mental com esteroides, ok? É ‘O Silêncio dos Inocentes’, ok? Você sabe. Hannibal Lecter! Todos estão sendo depositados no nosso país”, disse.

Trump, que já disse que os migrantes “envenenam o sangue do país”, o que lhe rendeu comparações a Adolf Hitler, é partidário de retomar a construção do muro na fronteira com o México e dos chamados Protocolos de Proteção ao Migrante (conhecidos como “Fique no México” ou MPP). O empresário prometeu abordar o problema ao voltar à Casa Branca, tomando medidas “tão draconianas quanto necessário” para frear as travessias na fronteira de migrantes e solicitantes de asilo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.