Sócio de bar onde houve incêndio fatal é preso preventivamente na Suíça

Determinação foi decretada nesta segunda-feira (12); investigações sobre o caso seguem em andamento

Bar em estação de esqui não era vistoriado há 5 anos

Foi preso nesta segunda-feira (12) um dos proprietários do bar onde ocorreu o incêndio que matou 40 pessoas e feriu outras 116 durante a virada de ano na Suíça. Jacques Moretti teve a prisão preventiva decretada por três meses pela justiça do país.

Moretti foi preso após ele e a esposa, Jessica, sócios do bar Le Constellation, na estação de esqui de Crans-Montana, serem interrogados por promotores no estado suíço de Valais, no Sudoeste do país, na sexta-feira (9).

Relembre o caso

O incêndio tomou conta do bar Le Constellation, nos alpes suíços. Ao todo, 40 pessoas morreram e outras 116 ficaram feridas, a maioria adolescentes e com gravidade, segundo a polícia.

As conclusões iniciais sugerem que o fogo foi causado por sinalizadores que incendiaram a espuma de isolamento acústico instalada no teto do porão do estabelecimento.

Durante as investigações, autoridades constataram que o bar não passava por inspeções de segurança há mais de cinco anos. “Inspeções periódicas de segurança e contra incêndio não foram realizadas entre 2020 e 2025. Lamentamos isso amargamente”, disse o prefeito de Crans-Montana, Nicolas Feraud.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...