O papa Leão XIV recebeu em audiência nesta segunda-feira (12) a líder da oposição venezuela e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado. Não foram divulgadas informações dos assuntos tratados no encontro.
Maria Corina tem um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para esta semana, após ter afirmado que aceitaria ceder seu Nobel a ele após a captura de Nicolás Maduro.
Em comunicado divulgado na última sexta-feira (9), o Instituto Nobel, responsável pela premiação, afirmou que não é permitido transferir a posse do título. “Uma vez que um Prêmio Nobel é anunciado, ele não pode ser revogado, compartilhado ou transferido a outros. A decisão é final e vale para sempre” , publicou.
Quando confirmada a prisão de Maduro durante os ataques à Venezuela, Trump disse que não apoiaria Corina em uma tomada de poder após a queda. Em declaração, o presidente afirmou que ela "é uma mulher muito simpática”, mas “não tem o apoio nem o respeito do país”.
Leão XIV, o primeiro papa americano, pediu em discurso logo após a invasão à Caracas que a Venezuela permaneça um país independente após a captura de Maduro pelas forças americanas, sob ordens de Trump.
Em discurso sobre política externa na sexta-feira, o pontífice condenou o uso da força militar como meio para atingir objetivos diplomáticos e pediu a proteção dos direitos humanos na Venezuela.
Programação do Vaticano nesta segunda
Durante a segunda-feira, foram recebidos também os capitães-regentes de San Marino, Matteo Rossi e Lorenzo Bugli. As conversas reforçaram a boa relação do Vaticano com o país e a força da Igreja no país.
Foram recebidos também, na mesma audiência de Maria Corina, membros da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial (CNBB) e o Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).
(Sob supervisão de Aline Campolina)