Ouvindo...

Minas adota vacina ACWY no reforço infantil contra meningite

Medida amplia proteção de crianças contra quatro sorogrupos da doença e reforça a prevenção em saúde pública

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou uma nova etapa na estratégia de vacinação infantil. Crianças de 12 meses de idade agora receberão a vacina meningocócica ACWY no lugar da vacina meningocócica C no reforço previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação. A mudança segue recomendação do Ministério da Saúde e amplia a proteção contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W e Y.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a nova diretriz representa um avanço importante no combate às meningites bacterianas.

Leia também

“Ampliar a cobertura vacinal com um imunizante mais abrangente nos permite proteger de forma mais efetiva nossas crianças, reduzindo a circulação de diferentes sorogrupos de agentes causadores da doença e, consequentemente, os casos graves e os óbitos”, explica.

Com a nova orientação, o esquema vacinal passa a contar com duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço com a vacina ACWY aos 12 meses. Crianças que perderem essa dose poderão recebê-la até os quatro anos, 11 meses e 29 dias. Adolescentes de 11 a 14 anos continuam contemplados com a vacina ACWY, conforme o calendário vigente.

A vacina ACWY já era ofertada em outras faixas etárias, mas a inclusão de crianças de um ano amplia o alcance da estratégia nacional de enfrentamento das meningites, com metas até 2030.

“Essa mudança segue as diretrizes nacionais, das quais o Brasil é pioneiro. Minas Gerais reforça seu compromisso com a saúde pública ao implementar essa medida”, afirma Prosdocimi.

A substituição da vacina também exigirá ajustes nos sistemas de informação do SUS para garantir o correto registro das doses. A SES-MG orienta as equipes de vacinação quanto às novas diretrizes, reforçando a importância do registro adequado e da vigilância de eventos adversos.

O subsecretário destaca ainda que o sucesso da medida depende da adesão das famílias:

“Reforçamos o chamado aos pais e responsáveis para que fiquem atentos ao calendário vacinal. A proteção das nossas crianças começa com a prevenção, e a vacinação é a principal ferramenta nesse processo.”

A vacina é gratuita e está disponível nas unidades básicas de saúde em todos os municípios do estado.

Jornalista formada pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) em 2017, com ampla experiência em comunicação integrada. Atua na produção de reportagens, assessoria de comunicação, marketing, edição de vídeo e conteúdo audiovisual. Já atuou em rádio, TV, portais de notícia, mídias sociais, impresso e diário digital, além de prestar serviços como freelancer em projetos diversos. Com perfil versátil e estratégico, desenvolve pautas com linguagem acessível, credibilidade e foco na informação que conecta e transforma.