Ouvindo...

Técnicas variadas de pintura se destacam em ‘Um olhar sobre a Cultura Oriental 2 II’

Mostra estará exposta no Forum da Cultura até 19 de novembro, com entrada gratuita

Detalhe da tela tela “Touro no Mikiri”, de Kelmer Júnior

Com a inspiração de séries clássicas como Dragon Ball e Naruto, o artista visual Kelmer Júnior da origem à mostra “Um olhar sobre a Cultura Oriental 2 II”.

A mostra está em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF e é uma verdadeira viagem por inúmeros costumes e tradições distintas e milenares, de povos que, apesar de geograficamente distantes do Brasil, estão interligados por diferentes formas.

Kelmer Júnior foi um dos artistas selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum 2025. A exposição pode ser visitada até 19 de novembro, com entrada gratuitas de segunda a sexta, das 10h às 19h, na rua Santo Antônio, 1112, Centro.

Inspirações na estética oriental

Composta por mais de 20 obras, a mostra é a sequência de outra exposição do artista com a mesma temática, uma demonstração do interesse e admiração de Kelmer Júnior pela história e estética das caligrafias, mitologias, figuras cotidianas, folclore oriental, entre outros elementos.

Da arte corporal às artes visuais, o artista traz em seus trabalhos o conceito e estética do Mikiri, um conceito artístico japonês que utiliza o corte intencionalmente ou interrupções, uma forma usada para sugerir o que está além do visível. Além da referência maciça do Mikiri, a exposição traz para apreciação algumas obras criadas e inspiradas pelo Sumi-ê, técnica de pintura aguada, e pelo Ukiyo-e, gênero de arte japonesa que se manifesta por meio de xilogravuras e pinturas com temas populares.

As matérias primas usadas na concepção das obras também são fruto da influência oriental na produção de Kelmer. O tecido em algodão cru com diferentes tramas serve de base para as pinturas, o topo e a base dos trabalhos são presos com sarrafos e bastonetes referenciando os pergaminhos, e as tintas nanquim e de tecido destacam-se a partir do toque sensível dos pinceis.

Entre os destaques da mostra está a obra “Peixe e Cachoeira”, que representa a tradicional história das carpas que, ao superarem seus limites ao subirem o rio para procriar, transformam-se em belos dragões.

Peixe e cachoeira

Também chama a atenção a tela “Touro no Mikiri”, que traz o imponente animal em diferentes nuances de cinza e preto, representando equilíbrio, harmonia e o lado selvagem da técnica utilizada.

touro no mikiri

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também