Ouvindo...

Primeiro Plano 2025 abre com exibição de produções independentes em Juiz de Fora

A programação da 24ª Edição está em andamento até o próximo sábado (8)

Estudantes de RTVI tiveram seu curta selecionado para o Primeiro Plano 2025

A 24ª edição do Festival de Cinema Primeiro Plano começa nesta segunda-feira (3), às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora.

O evento inclui a exibição de quatro curtas, entre eles, “Onde os anos passaram”, de Felipe Brum, vencedor do Primeiro Incentivo Primeiro Plano 2024. Com a vitória, Felipe recebeu recursos e apoio técnico para esta produção.

A programação será sempre com sessões temáticas: às 14h, a sessão lanterninha; às 16h, Mostra Competitiva Regional; às 18h30, mostra competitiva Mercocidades e a exibição de uma estreia de longa-metragem às 21h.

No sábado (8), a solenidade de encerramento será às 20h30, com a premiação dos filmes vencedores dos festival.

A programação completa do Primeiro Plano edição 2025 está no site do Festival.

Curtas exibidos

No Festival, diversos estudantes, produtores tem a chance de exibir projetos independentes, suas primeiras produções ao serem selecionados para o evento.

Uma das peças a serem exibidas na Mostra Competitiva Regional é “O Ato criativo de ser: Negro”. O curta apresenta narrativas de artistas negros e a conexão de viver da arte.

A produção foi o primeiro trabalho de João Vitor Leonidas que conta como surgiu a ideia da produção “eu voltei de uma viagem do Nordeste decidido que era isso que eu queria fazer e fiz acontecer. Foi um filme que eu sempre tive vontade de fazer”.

O Ato Criativo de Ser: Negro

João conta que está animado para a exibição de seu curta, que está na programação de quarta-feira (5) às 16h.

Outra peça que está na categoria da Mostra Competitiva Regional é “Até Quando?”. A peça foi desenvolvida em uma disciplina do curso de Rádio, TV e Internet na UFJF, e contou com a direção da estudante Luiza Gomes e produção de Natã Freitas.

Até Quando?

A produção apresenta dilemas na vida de duas jovens, amigas de infância. O produtor, Natã Freitas, contou sobre a expectativa para o Festival e a exibição de seu curta na próxima sexta (7) às 16h. “A gente quer ver o rosto das pessoas avaliando, levar os amigos, familiares para ver o que eles acharam. E eu acho de extrema importância o Primeiro Plano, por dar essa chance aos produtores de primeiros filmes”.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também