Ouvindo...

‘Memória, Cultura Viva e Futuro’ é tema de evento do Coletivo Causos Gerais

Evento até sexta (31) comemora aniversário de cinco anos do grupo e propõe debates e oficinas formativas sobre cultura

Coletivo Causos Gerais realiza “Causos Gerais 5 Anos: Memória, Cultura Viva e Futuro” em Juiz de Fora

“Memória, Cultura Viva e Futuro’ é o tema do evento que comemora o aniversário de cinco anos do Coletivo Causos Gerais em Juiz de Fora.

A programação será realizada nesta quinta (30) e sexta (31) no Instituto de Artes e Design da UFJF e o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

O evento é gratuito e voltado para artistas, produtores, coletivos culturais, estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos e toda a comunidade. Interessados podem se inscrever no formulário on-line.

O Coletivo Causos Gerais é reconhecido como Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura, Projeto integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart), da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (Procult/UFJF).

Programação

O “Causos Gerais 5 Anos: Memória, Cultura Viva e Futuro” terá mesas, painéis, oficinas e atividades formativas que dão visibilidade às produções do coletivo e promovem reflexões sobre políticas públicas e direitos culturais.

Além disso, será realizado do 1º Encontro de Territórios da Cultura de Juiz de Fora, que integra a programação comemorativa e resultará em uma Carta de Propostas/Relatório a ser encaminhada ao Conselho Municipal de Cultura e à Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), para fortalecer o diálogo entre sociedade civil e poder público.

A programação foi pensada para dar visibilidade às pesquisas e produções do coletivo, estimular o debate sobre políticas culturais, diversidade e direitos culturais, além de estabelecer redes entre coletivos, universidades, agentes culturais e gestores públicos. E ainda projetar o futuro e a sustentabilidade do coletivo enquanto Ponto de Cultura, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a valorização das expressões populares.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.