Em Juiz de Fora, as partidas das categorias sub-11 e sub-13 da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador 2025 neste sábado (8) serão no campo do Polivalente de Teixeiras, com portões fechados.
A Secretaria de Esporte e Lazer informou que a a proibição da entrada de pais e torcedores deve-se a episódios de comportamento inadequado de adultos durante partidas recentes da competição. Foram registrados casos de bullying e ameaças à integridade física envolvendo torcedores, sobretudo nas categorias de base.
A decisão foi tomada pela Comissão Organizadora da competição em reunião emergencial na manhã desta quarta-feira (5). Representantes das equipes e técnicos participaram da reunião, manifestaram repúdio aos episódios registrados e demonstraram apoio às ações adotadas pela Secretaria.
Além de conter os incidentes, a medida para reforçar o caráter formativo do esporte e busca evitar a continuidade de rivalidades e comportamentos antidesportivos nas arquibancadas. Como próximos passos, a Secretaria de Esportes e Lazer também estuda a implementação de ações educativas voltadas para familiares e torcedores, para fortalecer o respeito, a convivência e o espírito esportivo nas futuras competições.
Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) destacou que “repudia toda forma de violência e atitudes que comprometam a segurança e o espírito esportivo no município.
As medidas adotadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) têm caráter educativo e buscam garantir que os eventos promovidos pelo Executivo sigam sendo espaços de respeito, aprendizado e convivência pacífica para todas as pessoas”.
Comunicado oficial da SEL
PORTÕES FECHADOS!
Por causa do mau comportamento dos adultos, as equipes jogarão com portões fechados nesta rodada.
Os campos de futebol devem ser espaços de aprendizado, convivência, diversão e alegria. Quando atitudes de torcedores ameaçam a segurança deste ambiente, precisamos agir.
A medida, de caráter educativo, é uma decisão da Secretaria de Esporte e Lazer, em decorrência do crescente número de casos de violência, hostilidades e ofensas contra as crianças, árbitros, treinadores, torcedores e demais pessoas envolvidas na realização dos jogos.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos!
Leia também
Torcedor é detido por injúria racial durante partida entre JF Vôlei e Montes Claros Justiça determina soltura de torcedor preso por injúria racial em Juiz de Fora