Ouvindo...

Procon instaura processo com medida cautelar contra loja de pneus em JF

Outro lado: a empresa informou que colabora com as autoridades competentes e contesta as medidas adotadas

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora instaurou um processo administrativo à empresa Impacto Prime Juiz de Fora Comércio de Peças e Pneus LTDA, diante de indícios de prática infrativa às normas de proteção ao direito do consumidor.

De acordo com a agência, entre os meses de janeiro de 2024 e julho de 2025, foram registradas, somente no Procon, 36 reclamações contra a empresa, conforme levantamento realizado pelo Observatório das Relações de Consumo.

Os motivos são a imposição de cobranças de produtos e serviços não contratados ou previamente não autorizados, bem como à aplicação de valores adicionais não informados de maneira clara.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essas condutas configuram práticas abusivas especialmente no dever de informar de maneira adequada, o cumprimento da oferta e falta de apresentação de orçamento prévio para realização de serviços.

A Itatiaia entrou em contato com a Impacto Prime Pneus. Em nota, foi informado que a empresa reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito ao consumidor, e informa que todas as notificações e reclamações recebidas foram e continuam sendo respondidas, dentro dos prazos legais e com a devida atenção.

A empresa afirma ainda que as medidas adotadas foram extremas, especialmente considerando a disposição em colaborar com todos os esclarecimentos necessários (confira a íntegra abaixo).

TJMG apontou 13 processos

Além dos dados levantados pelo Procon, uma consulta no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), apontou 13 processos contra a empresa. Segundo a prefeitura,

Diante destas evidências, e para evitar que novos consumidores sejam lesados pelas mesmas práticas do fornecedor, foram adotadas medidas cautelares que visam à suspensão imediata da atividade de prestação de serviços, evitando novas contratações dos serviços ofertados pelo fornecedor, até que sejam devidamente solucionadas todas as ocorrências registradas.

Nota da empresa

A empresa reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito ao consumidor, e informa que todas as notificações e reclamações recebidas pelos órgãos competentes, incluindo o PROCON, foram e continuam sendo prontamente respondidas, dentro dos prazos legais e com a devida atenção.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.