A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora instaurou um processo administrativo à empresa Impacto Prime Juiz de Fora Comércio de Peças e Pneus LTDA, diante de indícios de prática infrativa às normas de proteção ao direito do consumidor.
De acordo com a agência, entre os meses de janeiro de 2024 e julho de 2025, foram registradas, somente no Procon, 36 reclamações contra a empresa, conforme levantamento realizado pelo Observatório das Relações de Consumo.
Os motivos são a imposição de cobranças de produtos e serviços não contratados ou previamente não autorizados, bem como à aplicação de valores adicionais não informados de maneira clara.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essas condutas configuram práticas abusivas especialmente no dever de informar de maneira adequada, o cumprimento da oferta e falta de apresentação de orçamento prévio para realização de serviços.
A Itatiaia entrou em contato com a Impacto Prime Pneus. Em nota, foi informado que a empresa reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito ao consumidor, e informa que todas as notificações e reclamações recebidas foram e continuam sendo respondidas, dentro dos prazos legais e com a devida atenção.
A empresa afirma ainda que as medidas adotadas foram extremas, especialmente considerando a disposição em colaborar com todos os esclarecimentos necessários (confira a íntegra abaixo).
TJMG apontou 13 processos
Além dos dados levantados pelo Procon, uma consulta no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), apontou 13 processos contra a empresa. Segundo a prefeitura,
Diante destas evidências, e para evitar que novos consumidores sejam lesados pelas mesmas práticas do fornecedor, foram adotadas medidas cautelares que visam à suspensão imediata da atividade de prestação de serviços, evitando novas contratações dos serviços ofertados pelo fornecedor, até que sejam devidamente solucionadas todas as ocorrências registradas.
Nota da empresa
A empresa reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito ao consumidor, e informa que todas as notificações e reclamações recebidas pelos órgãos competentes, incluindo o PROCON, foram e continuam sendo prontamente respondidas, dentro dos prazos legais e com a devida atenção.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Operação Apate apura fraudes em postos de combustíveis de Juiz de Fora Depósito de materiais recicláveis é interditado em Juiz de Fora Prefeitura anuncia autuação de empresa por crime ambiental em Juiz de Fora Clínica odontológica clandestina é interditada no Centro de Juiz de Fora Ação conjunta identifica crimes ambientais no Parque da Lajinha em Juiz de Fora Fiscalização interdita comércio reincidente em autuações em Juiz de For aResponsáveis por obras irregulares em áreas ambientais são autuados em JF