Ouvindo...

Aplicativo é opção para cadastrar biometria do Passe Livre Estudantil

Os estudantes beneficiados em Juiz de Fora devem fazer o processo até domingo (31).

Cartão do Passe Livre Estudantil de Juiz de Fora

Os estudantes beneficiados pelo Passe Livre Estudantil, em Juiz de Fora, agora podem realizar o cadastramento obrigatório da biometria facial por meio do aplicativo de celular Atlas Mob. Segundo o decreto do benefício, os estudantes que já possuem o cartão têm até domingo (31) para realizar o cadastro.

Segundo a Prefeitura, o cadastramento da imagem do estudante garante a exclusividade na utilização do benefício. Desta forma, será possível acompanhar se o cartão está sendo utilizado corretamente, identificando possíveis irregularidades.

O sistema está integrado à bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano e fará o cruzamento dos dados dos usuários. Com isso, o cadastramento poderá ser feito de forma remota, diretamente pelo próprio estudante.

A foto deve ser feita com o enquadramento no rosto do estudante usuário do Passe Livre Estudantil, capturada em um ambiente bem iluminado e de preferência com fundo neutro.

Passo a passo:

  • Baixe o Atlas Mob na loja de aplicativos do seu celular ( App Store ou Google Play);
  • Acesse o aplicativo e clique em “Não tem conta? Cadastre-se";
  • Insira seu email e a sua data de nascimento;
  • Preencha o formulário com os dados do estudante e crie a sua senha;
  • Atenção! É necessário que os dados - principalmente o CPF - sejam do estudante beneficiado. Só assim o aplicativo consegue localizar o cadastro.
  • Acesse seu email e clique no link para validar a sua conta. Após essa etapa, você será direcionado novamente para o app;
  • Faça login na conta que você criou e clique em “Alteração de foto";
  • Neste momento, faça uma foto do rosto do estudante que usa o cartão e confirme!

Documentos necessários para solicitar o Passe Livre Estudantil:

  • Documento oficial de identificação com foto do estudante;
  • Documento oficial com foto do responsável legal na hipótese do estudante ser menor de 18 (dezoito) anos ou incapaz;
  • Comprovante de residência atualizado, em nome do estudante ou de seus responsáveis legais;
  • Comprovante de matrícula válido, emitido pela instituição de ensino.

Quem tem direito ao passe livre?

A estimativa da Prefeitura é de que mais 90 mil pessoas sejam contempladas pela lei, entre alunos da educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; educação profissional e tecnológica; e estudantes matriculados na Educação Superior.

A norma prevê o atendimento independentemente da distância entre a residência do estudante e da instituição. Além disso, a gratuidade será aplicada para acompanhantes de alunos com deficiência. A concessão do benefício é independente da distância entre a residência do estudante e a instituição de ensino.

A gratuidade vai gerar custo de R$ 3 milhões por mês, que vão ser custeados pela Prefeitura, como informou a prefeita Margarida Salomão (PT) em coletiva sobre o assunto.

Leia sobre o Passe Livre Estudantil

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.