Ouvindo...

Juiz de Fora tem novos aprovados no Passe Livre Estudantil na volta às aulas

Ao todo, 27 mil cadastros do benefício já foram analisados e aprovados

Após o período de recesso escolar, mais de 1700 estudantes foram aprovados na nova leva do Passe Livre Estudantil, em Juiz de Fora. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4) pela Prefeitura.

Os estudantes que realizaram o cadastro online e foram beneficiados, já podem retirar o cartão para garantir a gratuidade no transporte coletivo. A distribuição é feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU). As credenciais serão entregues no local onde os estudantes estão matriculados.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) foi atingido a marca de 27 mil cadastros do Passe Livre Estudantil analisados e aprovados, com cartões emitidos e enviados para cada instituição.

Documentos necessários para solicitar o Passe Livre Estudantil:

  • Documento oficial de identificação com foto do estudante;
  • Documento oficial com foto do responsável legal na hipótese do estudante ser menor de 18 (dezoito) anos ou incapaz;
  • Comprovante de residência atualizado, em nome do estudante ou de seus responsáveis legais;
  • Comprovante de matrícula válido, emitido pela instituição de ensino.

Quem tem direito ao passe livre?

A estimativa da Prefeitura é de que mais 90 mil pessoas sejam contempladas pela lei, entre alunos da educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; educação profissional e tecnológica; e estudantes matriculados na Educação Superior.

A norma prevê o atendimento independentemente da distância entre a residência do estudante e da instituição. Além disso, a gratuidade será aplicada para acompanhantes de alunos com deficiência. A concessão do benefício é independente da distância entre a residência do estudante e a instituição de ensino.

A gratuidade vai gerar custo de R$ 3 milhões por mês, que vão ser custeados pela Prefeitura, como informou a prefeita Margarida Salomão (PT) em coletiva sobre o assunto.

Leia sobre o Passe Livre Estudantil

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.