Ouvindo...

Cadastramento para o Passe Livre Estudantil começa em Juiz de Fora

Aprovada e sancionada neste ano, norma prevê benefício para estudantes da rede pública.

A partir desta quarta-feira (9) todos os estudantes que estão regularmente matriculados em alguma instituição da rede pública municipal, estadual ou federal em Juiz de Fora poderão se cadastrar para garantir o Passe Livre Estudantil.

O estudante terá que fazer a solicitação do benefício por meio do formulário que ficará disponível na página inicial do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a partir das 18h.

Segundo o Executivo Municipal, basta informar os dados pessoais e incluir os documentos solicitados (confira a lista abaixo). Após a análise da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), estudante será informado sobre como e onde retirar o cartão.

Conforme a Prefeitura, a capacidade de impressão dos cartões é de mil unidades por dia, por isso a entrega será feita gradualmente.

Documentos necessários para solicitar o Passe Livre Estudantil:

  • Documento oficial de identificação com foto do estudante;
  • Documento oficial com foto do responsável legal na hipótese do estudante ser menor de 18 (dezoito) anos ou incapaz;
  • Comprovante de residência atualizado, em nome do estudante ou de seus responsáveis legais;
  • Comprovante de matrícula válido, emitido pela instituição de ensino.

Quem tem direito ao passe livre?

A estimativa da Prefeitura é de que mais 90 mil pessoas sejam contempladas pela lei, entre alunos da educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação profissional técnica de nível médio; educação de jovens e adultos; educação profissional e tecnológica; e estudantes matriculados na Educação Superior.

A norma prevê o atendimento independentemente da distância entre a residência do estudante e da instituição. Além disso, a gratuidade será aplicada para acompanhantes de alunos com deficiência. A concessão do benefício é independente da distância entre a residência do estudante e a instituição de ensino.

A gratuidade vai gerar custo de R$ 3 milhões por mês, que vão ser custeados pela Prefeitura, como informou a prefeita Margarida Salomão (PT) em coletiva sobre o assunto.

Leia sobre o Passe Livre Estudantil

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.