Ouvindo...

Quem tem mais chances de ganhar as eleições presidenciais de 2026?

Podcast debate com profissionais o cenário político para as próximas eleições presidenciais

Nomes levantados para as eleições presidenciais de 2026

Em 2026 todos os brasileiros voltam às urnas para as Eleições. E dessa vez as escolhas serão feitas para Governadores e Vice-Governadores dos Estados e do DF; Senadores, Deputados Federais e Estaduais e, o que gera mais expectativa e especulações, o presidente da República.

A última semana foi marcante em relação a fatos, pesquisas e declarações que podem gerar reflexos diretos na eleição presidencial de 2026.

Possíveis nomes

Em relação ao presidente Lula (PT), uma pesquisa da Genial/Quaest mostrou o maior patamar de desaprovação ao Governo neste terceiro mandato: 57%, aumento de 1 ponto em relação ao último levantamento. A aprovação caiu de 41% para 40%.

Em outra pesquisa Quaest, o presidente passou a empatar em um eventual segundo turno com os governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), além da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro. Lula segue empatado com Jair Bolsonaro (PL).

Na pesquisa anterior, divulgada em abril, Lula vencia todos os outros concorrentes e empatava somente com Bolsonaro.

O petista ainda está enfrentando crises por causa do escândalo de descontos indevidos no salário de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Leia também

Oposição a Lula

No caso de Jair Bolsonaro, uma de suas principais apoiadoras, a deputada Carla Zambelli (PL-SP), teve a prisão preventiva decretada na última terça-feira (3), pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, ex-presidente ainda está sendo apontado por críticos como financiador do filho Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos para atuar contra instituições públicas brasileiras, especialmente o STF.

Em relação ao governador Romeu Zema (NOVO), que pode despontar como candidato a presidente ou vice no ano que vem, ele foi duramente criticado ao dizer essa semana em uma entrevista que a existência da Ditadura Militar é uma questão de interpretação.

Quem sai na frente para a eleição presidencial de 2026?

Para responder a essa pergunta, o Palavra Aberta recebe o cientista político, doutor em Ciências Sociais, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Paulo Diniz e o professor do Departamento de Sociologia da UFMG, doutor em Sociologia, Jorge Alexandre Neves, que é coordenador do Centro Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento, que é ligado à Federal. Ele ainda dá aulas de metodologia de pesquisa política.

Confira episódio:

Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa