O Fartura abriu sua temporada 2024 do outro lado do oceano. Nossa primeira ação do ano aconteceu em
Por lá, mais de 350 produtores de todo o mundo apresentaram seus rótulos para um público de mais de 4 mil pessoas. E já que estávamos por ali, com nossa taça na mão, resolvemos trazer hoje, para você, dicas sobre a vinicultura.
- Você gosta de vinho em taça? Então, vem saber quais métodos os restaurantes usam para conservar a garrafa aberta.
Antes, vamos entender um negócio aqui: assim que a garrafa é aberta, a bebida entra em contato com o oxigênio e começa a perder características de sabores e aromas. Mas existem diferentes métodos que ajudam a retardar esse processo, mantendo a qualidade da bebida.
A bomba a vácuo é o método mais simples e comum. Ela aspira o oxigênio da garrafa e prolonga a vida por até dois dias. Como não é o método mais preciso e eficaz, o ideal é ser usado onde as garrafas são consumidas rapidamente.
Outro aparelho, chamado de Le Verre de Vin calcula o espaço não ocupado pelo vinho dentro da garrafa, retira o ar e produz um vácuo. Funciona para brancos,
Mais cara, a Enomatic é o sonho de consumo de muitos amantes de vinho. Ela serve vinhos em uma espécie de caixa refrigerada que comporta diferentes rótulos, conectados a torneiras. No interior, gases que não interferem no aroma do vinho são injetados nas garrafas, evitando o contato com o ar. Pode conservar a bebida por até três semanas. Tin-tin.