Ouvindo...

Como conservar o vinho depois de aberto? Confira dicas de restaurantes europeus

É importante que a bebida não fique em contato com o oxigênio

Veja métodos de conservar a bebida

O Fartura abriu sua temporada 2024 do outro lado do oceano. Nossa primeira ação do ano aconteceu em Portugal, onde participamos do Essência do Vinho, um dos maiores eventos de vinhos da Europa.

Por lá, mais de 350 produtores de todo o mundo apresentaram seus rótulos para um público de mais de 4 mil pessoas. E já que estávamos por ali, com nossa taça na mão, resolvemos trazer hoje, para você, dicas sobre a vinicultura.

  • Você gosta de vinho em taça? Então, vem saber quais métodos os restaurantes usam para conservar a garrafa aberta.
Leia também

Antes, vamos entender um negócio aqui: assim que a garrafa é aberta, a bebida entra em contato com o oxigênio e começa a perder características de sabores e aromas. Mas existem diferentes métodos que ajudam a retardar esse processo, mantendo a qualidade da bebida.

A bomba a vácuo é o método mais simples e comum. Ela aspira o oxigênio da garrafa e prolonga a vida por até dois dias. Como não é o método mais preciso e eficaz, o ideal é ser usado onde as garrafas são consumidas rapidamente.

Outro aparelho, chamado de Le Verre de Vin calcula o espaço não ocupado pelo vinho dentro da garrafa, retira o ar e produz um vácuo. Funciona para brancos, tintos e rosês.

Mais cara, a Enomatic é o sonho de consumo de muitos amantes de vinho. Ela serve vinhos em uma espécie de caixa refrigerada que comporta diferentes rótulos, conectados a torneiras. No interior, gases que não interferem no aroma do vinho são injetados nas garrafas, evitando o contato com o ar. Pode conservar a bebida por até três semanas. Tin-tin.

Participe dos canais da Itatiaia:

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.