Outro dia, dando uma voltinha pelo Mercado Central e pelos sacolões, fui tomada por uma nostálgica alegria praiana. É que as bancas estão lotadas de siriguela, fruta tão comum no Nordeste e que aqui no Sudeste, sempre tivemos certa dificuldade de achar.
Você conhece essa fruta? Antes de tudo, é bom dizer que ela pode ser escrita de várias formas, com c ou s. Em algumas regiões, ganha o nome de cajá-vermelho, ciroela e jocote. É nativa da América Central e possui 18 variedades, sendo seis encontradas em território nacional.
Sua maior produção, por aqui, se concentra no Ceará e está na época, que é entre dezembro e março. A siriguela é doce, extremamente aromática e suculenta. Uma delícia para preparar sucos – e, claro, a caipirinha de siriguela te leva para a beira do mar. Dá quase para sentir a maresia!
É o meu drinque preferido, admito. Para fazer o suco basta bater a fruta no processador com água e depois coar para retirar o grosso das sementes. Mas se você quiser dar um up e já entrar no clima do carnaval, confira a receita completa abaixo.
Receita de caipirinha de siriguela
Ingredientes:
- 10 siriguelas;
- 2 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 dose de cachaça;
- Cubos de gelo a gosto.
Modo de preparo:
- Antes de tudo, lave muito bem as frutas. Lembre-se de que ela vai com a casca e tudo na preparação;
- Se preferir, deixe de molho por cinco minutos em água com uma colher (chá) de vinagre;
- Num copo, coloque 8 seriguelas, o açúcar e macere com um pilão;
- Adicione o gelo, a cachaça e as duas seriguelas restantes;
- Misture com uma colher;
- Sirva a seguir.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.