A Jequitinhonha Alimentos, empresa fundada em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, expandiu seus negócios e lançou a “Poema Café", uma nova marca de
A Poema Café é um projeto conduzido pela nova geração da família Barbosa, liderada por Gustavo e Vitor. Segundo Luiz Carlos Moreira Barbosa, CEO da Jequitinhonha Alimentos, a marca faz parte da estratégia de sucessão e traz um propósito de “uma indústria dentro da própria indústria”.
“O propósito é trabalhar os melhores cafés que vão desde a agricultura familiar quanto produtos que produzimos também. Cafés com notas altas, os mais premiados do Brasil, principalmente da nossa região”, destacou o CEO, ressaltando o foco na excelência dos grãos.
Nesta terça-feira (14), a marca fez sua estreia oficial na capital mineira
Sustentabilidade e valorização do produtor
Atualmente, a Poema Café conta com cerca de 50 produtores cadastrados. “Uma empresa nasce com o princípio de equilíbrio e sustentabilidade, e não se faz sozinho. Os pequenos produtores estão aprendendo a fazer cafés diferenciados e nós, enquanto indústria, também de transformação,” afirmou o CEO. Ele ressaltou também que o cunho da indústria é não só gerar emprego, mas também dar oportunidade a quem está no campo, “agregar valor para ele e até mantê-lo lá, porque não está fácil hoje a vida do produtor”.
A nova marca chega ao mercado com quatro linhas distintas de produtos: Tradicional, Superior, Gourmet e Especial, que estão disponíveis em lojas físicas, canais digitais e marketplaces.
Demanda de mercado e novo público
Na liderança do projeto, Vitor Barbosa explicou que a criação da Poema nasceu de uma análise atenta às tendências de consumo. “Ela surgiu da análise de uma demanda sobre cafés especiais, café de boa qualidade. O nome, Poema Café, imaginamos que encaixaria muito bem com a marca, o perfil dela, de ser uma coisa mais refinada”, disse à reportagem.
Cafés especiais e gourmet
A mudança no comportamento do consumidor foi um dos pilares para o lançamento, como complementou o diretor executivo da empresa, Elicardo Fernandes.
“Uma das coisas que nós identificamos para poder lançar Poema, foi justamente essa mudança de público. Um público mais antenado, essa geração de 20 aos 35 anos, começou a entender mais e procurar mais sobre café,” observou Fernandes. “Hoje nós temos pessoas que elas optam por fazer aquela dose dele diária do café e aí ele quer um paladar, uma nota de produto”.