Ouvindo...

Quem nasceu primeiro, o biscoito ou a bolacha?

Descubra aqui a origem das palavras e como os termos são usados em alguns estados do Sudeste

Quem nasceu primeiro, a bolacha ou o biscoito? A origem da palavra biscoito está em duas palavrinhas francesas: bis + coctus, que quer dizer cozido duas vezes - ou seja, é uma forma de conservar o produto por mais tempo, reduzindo sua umidade.

Já a bolacha vem de bolo (do latim ‘bulla’, objeto esférico) com sufixo ‘acha’, que indica diminutivo. Bolinho pequeno. As duas explicações fazem sentido, né?

Leia também

Alguns dizem que as bolachas costumam ser mais secas e planas, enquanto o biscoito pode ser seco ou úmido e possui formato mais arredondado.

Numa enquete interna, feita no blog do Fartura, com gente de tudo quanto é lugar, chegamos à seguinte conclusão: a turma de São Paulo defende que biscoito é só de polvilho, o resto é bolacha.

Já a turma de Minas Gerais, acredita que tudo é biscoito. E os cariocas juram de pé junto que bolacha nem existe. E para você, é biscoito, bolacha ou tanto faz desde que seja bom?

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.