Ouvindo...

Reativo ou propositivo? Ancelotti projeta estilo de jogo da Seleção Brasileira

Treinador de 65 anos foi apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta segunda-feira (26), em evento no Rio de Janeiro

Carlo Ancelotti durante apresentação na Seleção Brasileira

Apresentado como novo técnico da Seleção Brasileira, nesta segunda-feira (26), Carlo Ancelotti falou sobre estilo de jogo, filosofia de trabalho e suas projeções para a Amarelinha dentro de campo. O italiano de 65 anos demonstrou, mais uma vez, ser um treinador adaptável às situações que tiver pela frente.

O ex-Real Madrid destacou que a postura tática da equipe dependerá do jogo e do adversário. Ancelotti ainda disse que, para um time ter sucesso, é preciso ser efetivo em diferentes áreas e contextos.

"É uma pergunta nova. Propositivo ou reativo é interessante. Eu acredito que o futebol não pode ser jogado de uma só maneira. Tem que ser um futebol propositivo em algumas partidas, reativo em outras partidas. Não gosto de uma equipe que tenha uma só identidade. Isso significa que você é capaz de fazer só uma coisa”, argumentou Ancelotti.

“Se você quer ter êxito, tem que fazer muitas coisas bem. Propositivo, reativo, defender bem, pressionar alto, defender com bloco baixo. Há muitas coisas para ter sucesso, não uma só", ponderou.

O multicampeão destacou que vê como ponto positivo o fato de não ser reconhecido por um único estilo de jogar. Segundo Ancelotti, isso facilitaria o trabalho dos adversários.

“Quando me falam... sua equipe não tem uma clara identidade. Eu não quero ter uma clara identidade porque assim te descobrem rápido”, finalizou.

Filosofia de trabalho, sistema de jogo e busca pelo hexa

Desapegado, disse que montará a Seleção Brasileira para aproveitar o máximo da qualidade de cada atleta. O comandante disse que seu trabalho terá como mote unir o potencial da equipe em prol do título da Copa do Mundo de 2026.

“Minha filosofia... depois de 40 anos eu não sei qual é a estratégia, o sistema que ganhe todos os jogos. O que eu sei é que o sistema tem que depender das características do jogador que tem para fazer o jogador, quando em campo, esteja cômodo”, comentou.

“Essa é ideia que quero ter aqui. Aproveitar, desfrutar da enorme qualidade que tem esse país, esses jogadores. Trabalhar para que toda essa qualidade pode se agrupar para um único objetivo que é ganhar o Mundial”, concluiu o ex-Milan.

Apesar do mau momento da Seleção Brasileira e do pouco tempo que terá até a Copa, o técnico mantém otimismo e vê a equipe como chances de buscar a sexta estrela.

“A estratégia expliquei... atitude, compromisso de primeiro nos classificar para o Mundial. Preparar bem para o Mundial que chega. A qualidade nós temos. Temos esse tempo e creio que podemos fazer, tenho confiança, podemos construir uma equipe que pode competir contra qualquer um”, projetou.

A convocação de Carlo Ancelotti

O Brasil enfrenta o Equador, no dia 5 de junho, às 20h (de Brasília), no estádio Monumental de Guayaquil. Na sequência, o Brasil enfrenta o Paraguai no dia 10, às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo.

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
  • Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Lucas Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo);
  • Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinicius Jr (Real Madrid).

Brasil nas Eliminatórias

A Seleção está no 4º lugar com 21 pontos em 14 jogos. O Equador é vice-líder com 23 pontos, enquanto o Paraguai está na 5ª colocação com a mesma pontuação do Brasil.

O Brasil se apresenta no dia 2 de junho, em São Paulo. O grupo treinará no CT do Corinthians nos dias 2 e 3 de junho antes de embarcar para o Equador. Haverá um treinamento em Guayaquil antes da partida. Logo após a partida, o Brasil retorna e treinará novamente no CT Joaquim Grava. A Seleção enfrenta o Paraguai no dia 10.

Tudo sobre a primeira convocação de Ancelotti na Seleção

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.