Ouvindo...

Brasil parou de produzir talentos no futebol? Veja o que pensa Ancelotti

Treinador refletiu sobre produção de talentos brasileiros em sua primeira coletiva como técnico da Seleção

Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira

O novo técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti , fez uma análise otimista sobre o futuro do futebol nacional, destacando que o Brasil segue produzindo muitos talentos.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (26), o italiano abordou a transformação do futebol ao longo das décadas, mas garantiu que o Brasil segue como uma potência quando o assunto é formação de jogadores.

“Eu creio que o futebol mudou muito, as regras... Brasileiros começaram a sair nos anos 1980, seguem saindo. O Brasil segue produzindo grandes talentos. Seleções Sub-20 e Sub-17 seguem ganhando. A produção de talentos é sem fim. Creio que isso não afeta, para nada, a produção de talentos e seguirá assim”, afirmou Ancelotti.

O treinador reforçou que, mesmo com as mudanças nas exigências do futebol moderno, os atletas brasileiros continuam se destacando. Como exemplo, ele citou nomes que treinou recentemente no Real Madrid, como Vinicius Júnior, Rodrygo e Endrick.

“Para mim o Brasil tem excelentes jogadores. Se penso só em quem treinei nos últimos três anos, Vinicius Júnior, Rodrygo, Endrick. Endrick tem muito potencial, mas obviamente tem que aprender, mas é normal. Como aprendeu Vini, Rodrigo, Valverde. É um processo que o jogador jovem tem que aprender como chega num grande clube”, declarou.

Ancelotti também pediu compreensão com os jovens talentos que chegam à elite do futebol e ainda estão em desenvolvimento. O treinador defende que é preciso dar tempo para que os atletas amadureçam sem pressão desmedida.

“É um processo de aprendizagem que o jogador tem que passar. Não há dúvida nisso. O futebol hoje é mais exigente do que quando comecei a jogar. Ao jovem se exige, sobretudo nos grandes clubes, que se esteja pronto para jogar no nível máximo. Mas nem sempre conseguem fazer porque são jovens”, disse o treinador.

Leia também

Brasil nas Eliminatórias

O Brasil se apresenta no dia 2 de junho, em São Paulo. O grupo treinará no CT do Corinthians nos dias 2 e 3 de junho antes de embarcar para o Equador. Haverá um treinamento em Guayaquil antes da partida. Logo após a o confroto conra os equatorianos, o Brasil retorna e treinará novamente no CT Joaquim Grava. A Seleção enfrenta o Paraguai no dia 10.

A Seleção ocupa a quarta posição da tabela das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com 21 pontos em 14 jogos.

Primeira convocação de Ancelotti na Seleção Brasileira

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
  • Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Lucas Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo);
  • Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinicius Jr (Real Madrid)

Tudo sobre a primeira convocação de Ancelotti na Seleção

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.