Ouvindo...

Morte de Preta Gil: relembre a luta da cantora contra o câncer

Preta Gil morreu neste domingo (20), nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental contra o câncer; veja levantamento das repercussão pelo Google Trends

Preta Gil morreu neste domingo (20) em Nova Iorque, nos Estados Unidos

A morte da cantora Preta Gil, de 50 anos, neste domingo (20), causou grande comoção em todo o Brasil. Filha de Gilberto Gil, Preta estava em Nova Iorque, nos Estados Unidos para um tratamento experimental contra o câncer.

O anúncio da morte foi feito pela assessoria da artista na noite de domingo (20), dois anos e meio após o diagnóstico de câncer no intestino.

Segundo a plataforma Google Trends, logo após o anúncio — com ápice às 20h —, Preta foi uma das principais buscas na plataforma.

Relembre a luta contra o câncer

No dia 10 de janeiro de 2023, Preta comunicou ao fãs nas redes sociais o diagnóstico de câncer no intestino. Ela tinha um tumor de seis centímetros no reto.

Em março daquele ano, a cantora sofreu uma septicemia — infecção generalizada — , teve 4 horas de perda de consciência e precisou ser reanimada. Ela chegou a ficar 20 dias internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Naquele período, Preta ficou afastada das redes sociais e só relatou o acontecimento ao público em abril, quando as buscas por seu nome dispararam, conforme o Google Trends.

Buscas por Preta Gil em 2023, segundo Google Trends

No auge do tratamento, a cantora se separou do marido Rodrigo Godoy, com quem ela era casada por oito anos. Na época, Preta revelou que não teve apoio do companheiro durante o tratamento oncológico e ainda que foi traída.

Em julho, Preta se afastou das redes sociais para cuidar da saúde mental. A artista relatou que a “dor e a decepção” a motivaram a se distanciar da internet. Porém, ela voltou dias depois.

Preta Gil com bolsa de ileostomia

Após cirurgia em agosto, ela precisou usar uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro logo depois do procedimento de reconstrução do trato intestinal. A cantora anunciou no dia 11 daquele mês que o câncer estava em remissão após 12 meses do diagnóstico.

Volta do câncer

No dia 22 de agosto de 2024, Preta contou que teve uma recidiva do câncer e precisou voltar a fazer quimioterapia. “Eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase que fica no peritônio e eu tenho um nódulo, uma lesão no ureter”, explicou Preta sobre a localização dos tumores. A artista disse também ter amputado o reto.

A notícia comoveu milhares de fãs e, fez com que Preta fosse uma das principais buscas em agosto.

Buscas por Preta Gil em 2024, segundo Google Trends

A doença voltou mais agressiva, sendo em quatro lugares. Preta relatou ter dois linfonodos, metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

Preta Gil em recuperação de cirurgia de 21 horas para retirada dos tumores

Em 8 de novembro de 2024, Preta passou por cirurgia para troca do Duplo J, visto que estava com cálculos renais que obstruíram seu cateter. Ela recebeu alta dois dias depois e, em menos de 24 horas, voltou ao hospital com dores no rim direito.

Em dezembro, Preta viajou para Nova Iorque para buscar uma nova opinião médica. Ela retornou ao Brasil e realizou uma cirurgia para retirada de tumores. Prevista para durar 18 horas, o procedimento durou 21 horas.

Alta e novo tratamento

Preta Gil, emocionada no Carnaval de Salvador

Com alta hospitalar, Preta curtiu o Carnaval de Salvador em fevereiro deste ano. Emocionada, os vídeos dançando e celebrando também comoveram os fãs

Em março deste ano, Preta Gil deu uma forte declaração no Domingão com Huck. Ela revelou que no Brasil já não tinha mais o que fazer (tratamentos) e iria buscar cura fora do país. “Aqui não tem mais possibilidade de cura, mas eu não desisto”, disse a cantora. Liberada pelos médicos, ela deu seu último banho de mar.

Após mais uma internação em abril, Preta foi para os Estados Unidos em maio em busca da cura pelo novo tratamento experimental, que iniciou em junho.

Após dois anos e meio de luta, Preta Gil morreu neste domingo (20). Ela estava a caminho do Brasil quando passou mal em uma ambulância que a levava ao aeroporto de Nova York, mas não resistiu.

Preta deixa o filho Fran Gil, de 30 anos, e a neta Sol de Maria, de 9 anos.

Preta, o filho Fran Gil, de 30 anos, e a neta Sol de Maria, de 9 anos

Leia também

Despedida

A família informou que está realizando os trâmites para a repatriação do corpo de Preta ao Brasil. A irmã, Flora Gil informou nesta segunda (21) que ainda não há previsão da chegada.

A empresária confirmou também que o velório de Preta será aberto ao público. “Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens”, explicou.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde