Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Preta Gil comemora cura do câncer: ‘Muitas vitórias’

A artista foi diagnosticada em janeiro deste ano e explicou o processo com o fim do tratamento oncológico

preta-gil.jpeg

Preta Gil anuncia o fim do tratamento contra o câncer

Reprodução | Redes sociais

Após 12 meses desde o diagnóstico de câncer no intestino, a cantora Preta Gil comemorou nas redes sociais, nesta segunda-feira (11), que está curada da doença. Segundo ela, o tratamento oncológico chegou ao fim, apesar de ainda estar em processo de reabilitação. Agora, a artista segue fazendo o acompanhamento médico - que é comum para pacientes em remissão. Para isso, a filha de Gilberto Gil anunciou que vai comemorar em uma festa especial de 15 anos do Bloco da Preta, no Rio de Janeiro.

Em um vídeo, Preta dá a notícia aliviada: “Amores, finalmente fazendo esse video tão esperado para vocês. O vídeo que eu digo com todo o meu coração e o aval dos médicos: venci o câncer do intestino, venci essa batalha junto com a ajuda de Deus, dos meus Orixás, das minhas santinhas, do amor de vocês, da minha família e a competência irreparável dos médicos.”

“Estou aqui pra contar para vocês que acabou o meu tratamento oncológico”, comemora ela.

Ela mencionou a cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão da ileostomia que realizou recentemente e explicou que foi a última parte do tratamento. “Eu fiz uma cirurgia há dez dias, que foi a última etapa desse tratamento e foi também muito bem sucedida. Eu estou aqui em processo de reabilitação, é um processo mais delicado”, contou.

“Tenho que reaprender a fazer minhas funções fisiológicas e isso requer muita dedicação, muita fisioterapia pélvica. Vou ficar ainda sob cuidados médicos durante cinco anos - todos os pacientes oncológicos que estão em remissão passam por esse cuidado de fazer exames periódicos, exames clínicos de imagem. Tudo o que os médicos me mandarem fazer, eu farei”, completou a artista.

Preta Gil ainda agradeceu todo carinho que recebeu do público. “Eu vou eternamente ser grata a todos vocês que aqui nas redes sociais e nas ruas mandaram mensagens para mim de carinho, amor, afeto e energias positivas. Cada um com a sua religião, sua fé, da sua maneira, mas emanando amor, isso é muito importante. Foi uma mensagem que vocês me passaram com tudo isso que eu vivi”, ressalta.

“Eu tiro algumas coisas muito positivas desses 12 meses de um tratamento árduo, muito sofrido, mas que eu venci”, reforça.

“Acho que a maior de todas elas é realmente ver esse amor todo materializado. Então eu quero mais uma ver agradecer a todos, todas e todes que estiveram comigo nessa jornada, agradecer aos meus féis escudeiros, minha rede de apoio, minha família, meus amigos que não me abandonaram, que me deixaram 24 horas por dia conectada com eles e amparada, cuidada e acarinhada”, acrescentou.

Carnaval 2024

A artista, então, anuncia que vai comemorar o Carnaval 2024 - com todo cuidado. “Mas também quero dizer que a gente vai comemorar da melhor forma possível. Dia 4 de fevereiro nós vamos fazer um show especial em comemoração aos 15 anos do Bloco da Preta”, disse.

“Vai ser indoor, fechado, não recebi alta médica ainda para puxar o bloco na rua. Eu estou curada, mas ainda tenho que me reabilitar de várias formas de toda aquela energia que tinha antes no palco e preciso de um tempo para me reabilitar. Então não vai ser agora no Carnaval de 2024 que eu vou puxar o bloco na rua, mas sim vamos comemorar em um show muito especial”, garante.

Ela conclui: “Vou chamar vários amigos para me ajudarem nessa missão de amor, comemorar os 15 anos do Bloco da Preta, de uma maneira muito linda com a gente reunido em um lugar fechado, sim, que vai ser muito mais seguro para mim. Vai ser incrível, no Jeunesse Arena (RJ), dia 4 de fevereiro. Eu espero você para a gente celebrar, se amar. Gratidão e agora com ainda mais sede de viver que eu sei que Deus guardou para mim. Muito obrigada!”

Diagnóstico

Preta foi diagnosticada com câncer de intestino no dia 10 de janeiro deste ano. À época, ela escreveu nas redes sociais: “Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e, graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda- feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante.”

Neste período, a artista enfrentou momentos delicados. Em março, ela teve quatro horas de perda de consciência e precisou ser reanimada após uma septicemia. Além disso, neste meio tempo, ela terminou o relacionamento de oito anos com o educador físico Rodrigo Godoy, que a traía com uma ex-funcionária.

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.
Leia mais