Ouvindo...

Transplante de rim de Faustão completa dois meses, e filha fala sobre o pai

Apresentador passou pelo segundo transplante após agravamento de uma doença renal crônica

Faustão durante comando de programa na Band

O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, de 73 anos, segue em casa desde o dia 12 de abril, quando recebeu alta médica quase dois meses após ser submetido a um transplante de rim. O procedimento completa 60 dias nesta sexta-feira (26).

O apresentador tem recebido fisioterapia em casa e outros cuidados médicos essenciais para recém-transplantados. Recentemente, a filha dele, Lara Silva, comentou, sem se estender muito, sobre o pai.

“É um momento difícil pra toda a família, mas a gente tenta levar da melhor forma, com gratidão e serenidade”, afirmou em entrevista à revista Quem.

Segundo transplante

No dia 26 de fevereiro, Faustão passou pelo segundo transplante, desta vez, de rim. Após o procedimento, o apresentador deverá tomar alguns cuidados e seguir recomendações médicas à risca, incluindo o uso de medicações imunossupressoras para evitar a rejeição do órgão transplantado. Esses medicamentos deverão ser tomados pelo resto da vida.

Leia também

A dose é ajustada de acordo com cada paciente após exames, conforme esclarece o médico nefrologista e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ladislau José Fernandes Junior.

“O primeiro ano de transplante é muito intenso, exatamente porque você tem um nível de imunossupressão maior e, consequentemente, você pode ter intercorrências infecciosas nesse período”, pontua.

Com o passar deste primeiro ano, algumas alterações são feitas e as doses reajustadas. Após a alta médica, Faustão terá idas frequentes ao hospital, o que é normal para pacientes recém-transplantados. Geralmente, como destaca Ladislau, esse retorno é semanal, depois quinzenal, mensal, a cada dois meses e, na sequência, a cada três meses.

Saúde de Faustão

No dia 5 de agosto do ano passado, Faustão foi internado com insuficiência cardíaca e acabou apresentando piora no quadro e, por isso, precisou entrar na fila de transplante de coração do SUS. O procedimento foi feito no dia 27 daquele mês seguindo a ordem prioritária da Secretaria Nacional de Transplantes - o apresentador era o segundo da fila e só pôde fazer a cirurgia após recusa do primeiro.

O doador era um jogador de futebol, de 35 anos, que morreu no dia 26 de agosto após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele residia em Santos, no litoral de São Paulo. O órgão foi transportado de helicóptero até a capital paulista.

No dia 26 de fevereiro, após cerca de seis meses, Faustão passou pelo transplante de rim, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele passou pelo procedimento após a gravamento de uma doença renal crônica.

Após a cirurgia, o apresentador precisou de uma embolização “para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação”. Depois, Luciana Cardoso, esposa do apresentador, avisou que a rejeição do órgão foi vencida devido a “um tratamento mais potente”.

Faustão recebeu alta médica no dia 12 de abril e agora “segue sob orientações médicas” em sua casa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.